Primeira semana de aula do 5° ano B

1O 5º ano é um ano de grandes desafios, nas primeiras semanas já iniciamos os estudos de importantes matérias, discutimos sobre os combinados da Trilhas e da sala, para nosso primeiro livro coletivo chamado “Tá combinado”.

Nossa primeira produção foi um texto de reflexão sobre o que esperamos aprender no 5º ano, também qual a marca que gostaríamos de deixar na Trilhas por ser nosso último ano na escola e o que achamos que as crianças menores acham de nós por sermos os mais velhos e darmos o exemplo.

Logo na primeira semana fizemos uma atividade de Matemática, sobre o povo egípcio, e nela tinha um exercício de fração geométrica que a princípio parecia difícil só lendo o enunciado, mas observando a imagem ficou mais fácil.

Aprendemos sobre Sebastião Salgado, a partir de uma pesquisa sobre sua biografia e estamos fazendo um texto coletivo sobre ele. Na aula de Artes da Silmara, fizemos a simetria da pata de uma iguana, da foto do seu trabalho. Na aula de História observamos e lemos sobre a tribo Zo’é, também fotografado por ele e editado na sua obra “Gênesis”.

Em Geografia começamos a estudar sobre os migrantes no Brasil. Fizemos leitura de “flechinhas” e estudamos o que é leitura cartográfica.

Em Português nos deparamos com um novo tipo de conto, o etiológico, que são contos africanos que explicam o surgimento dos seres e fenômenos da natureza.

Nesse ano o segredo é muito esforço, estudar cada vez mais para ter um futuro brilhante e bem elaborado. O 5º ano é só mais um ano na escola, pense nele como um avanço na vida.

Turma do 5º ano B.

Professora Cíndi