Meu filho não quer fazer exercícios, e agora?

meu-filho-nao-quer-fazer-exercicios-e-agora-55-1037

Sabendo que as crianças têm energia de sobra, os pais não poupam esforços para ocupá-las a maior parte do tempo. Além da rotina escolar, inscrevem os filhos nas mais diferentes atividades, desde exercícios físicos até aulas de artes.

Em certos casos, a agenda dos pequenos é tão agitada quanto a dos adultos!

Só que nem sempre a criança está mesmo interessada em realizar tantas atividades extracurriculares. “É normal os filhos se cansarem um pouco dessas práticas, mas os pais devem insistir um pouco sempre que isso acontecer”, pensa Paula Pessoa, psicóloga clínica.

Ao mesmo tempo, os pais precisam acompanhar a reação dos pequenos diante dessa rotina. “Fiquem atentos para saber se realmente a criança quer e gosta daquela atividade. Se persistir a resistência, veja se é só um pouco de cansaço ou se realmente ela não quer mais. Aí, junto com ela, busque outra opção.”

Na hora de escolher a atividade, os pais devem levar em consideração os gostos pessoais da criança e suas principais necessidades. Se ela não está indo bem na escola, é preciso procurar um reforço escolar. Se ela é muito calada ou introspectiva, pode inseri-la em atividades que a ajude a se socializar. Se ela tem muita energia, pode ser uma atividade física.

“As atividades extracurriculares possuem muitas vantagens. Elas desenvolvem na criança aptidões que muitas vezes a escola não dá conta de atender. Isso faz com que ela descubra antecipadamente suas habilidades e aptidões”, explica Paula Pessoa.

Fonte: Vila Mulher.

Related posts

Escolas começam a enfrentar déficit de natureza das crianças

Se alguma escola ainda tem grama sintética no parquinho é melhor arrancá-la imediatamente. Está tudo errado nessa ideia meio anos 1980 de se construir um ambiente artificial para que a criança não se suje enquanto brinca no intervalo. Primeiro, porque a brincadeira no pátio não é vista mais apenas como algo que o aluno faz

Leia Mais

Todas as escolas públicas de Nova York aderem à Segunda Sem Carne

Já está mais do que comprovado pela ciência de que uma das melhores maneiras de ajudarmos o meio ambiente éreduzir o consumo de carneou abraçar de vez a dieta vegetariana. Especialistas dizem que reduzir o consumo de carne vermelha é mais eficaz contragases do efeito estufado que deixar de andar de carro. Foi pensando nisso

Leia Mais