Meu filho não quer fazer exercícios, e agora?

meu-filho-nao-quer-fazer-exercicios-e-agora-55-1037

Sabendo que as crianças têm energia de sobra, os pais não poupam esforços para ocupá-las a maior parte do tempo. Além da rotina escolar, inscrevem os filhos nas mais diferentes atividades, desde exercícios físicos até aulas de artes.

Em certos casos, a agenda dos pequenos é tão agitada quanto a dos adultos!

Só que nem sempre a criança está mesmo interessada em realizar tantas atividades extracurriculares. “É normal os filhos se cansarem um pouco dessas práticas, mas os pais devem insistir um pouco sempre que isso acontecer”, pensa Paula Pessoa, psicóloga clínica.

Ao mesmo tempo, os pais precisam acompanhar a reação dos pequenos diante dessa rotina. “Fiquem atentos para saber se realmente a criança quer e gosta daquela atividade. Se persistir a resistência, veja se é só um pouco de cansaço ou se realmente ela não quer mais. Aí, junto com ela, busque outra opção.”

Na hora de escolher a atividade, os pais devem levar em consideração os gostos pessoais da criança e suas principais necessidades. Se ela não está indo bem na escola, é preciso procurar um reforço escolar. Se ela é muito calada ou introspectiva, pode inseri-la em atividades que a ajude a se socializar. Se ela tem muita energia, pode ser uma atividade física.

“As atividades extracurriculares possuem muitas vantagens. Elas desenvolvem na criança aptidões que muitas vezes a escola não dá conta de atender. Isso faz com que ela descubra antecipadamente suas habilidades e aptidões”, explica Paula Pessoa.

Fonte: Vila Mulher.

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais