DICAS LITERÁRIAS: 6 livros para crianças e adolescentes

A importância da leitura transcende o mero ato de decifrar palavras em uma página; ela é a chave para desbloquear um mundo vasto de conhecimento, imaginação e crescimento pessoal. Quando nos entregamos a um livro, mergulhamos em narrativas que nos transportam para lugares distantes e nos permitem experimentar vidas que nunca viveríamos de outra forma.

A leitura é uma ferramenta poderosa para expandir horizontes, estimular a empatia e cultivar a compreensão do mundo ao nosso redor. Através das páginas, somos desafiados a questionar nossas próprias convicções, a explorar diferentes perspectivas e a desenvolver um pensamento crítico mais aguçado.

Além disso, a leitura é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Ao nos expormos a uma variedade de estilos de escrita, vocabulário e estruturas gramaticais, enriquecemos nossa própria habilidade de expressão e comunicação.

Pensando nisso, a Escola Trilhas retorna com as “Dicas Literárias”, dicas que serão disponibilizadas mensalmente nas redes da escola.

Confira as dicas de leitura que a Tacy, bibliotecária da Trilhas, separou para as próximas semanas:

O Gato Xadrez –  Isa Mara Lando – Editora Brinque Book (BEBÊ – 3 ANOS).

O simpático gato xadrez passa por várias transformações até encontrar o seu verdadeiro estilo! Como uma grande brincadeira, o gato xadrez fica listrado, quadriculado, colorido, todo enfeitado, mostrando como é gostoso se descobrir e achar seu próprio estilo.

Princesas Escalam Montanhas? – Rafaela Carvalho – Editora Maturescência (4–6 ANOS).

A cada verso a confirmação: Princesas não são definidas por aparências e gostos, mas sim pela coragem de viver seguindo o próprio coração, afinal, princesas são meninas fortes, espertas e cheias de amor.

Um livro encantador que irá inspirar a autoconfiança, ajudará meninas a se apaixonarem pela própria personalidade e a buscarem a melhor versão de si mesma.

Este é o Lobo – Alexandre Rampazo – Editora Pequena Zahar (7-8 ANOS).

Com palavras simples e belas ilustrações, Alexandre Rampazo faz-nos regressar a um mundo onde nos confrontamos com personagens clássicas da nossa infância: o capuchinho vermelho, a avó, o caçador, o príncipe, a princesa e os três porquinhos. Um livro sobre a maravilhada amizade que nos prende e que nos deixa sem respirar até ao último instante.

Adelaide, A Canguru Voadora – Tomi Ungerer – Editora Aletria (9–10 ANOS).

Adelaide é uma canguru que desde pequena se distinguia de seus irmãos por nascer com… um par de asas! Um belo dia, Adelaide decide voar para conhecer o mundo. As aventuras da Adelaide emocionam, encantam e ensinam sobre a importância da busca de nossa autonomia e individualidade.

A Reunião dos Planetas – Marcelo R. L. Oliveira  – Ed. Companhia das Letrinhas (11–12 ANOS)

Os membros do Sistema Solar se reúnem para discutir o que fazer com os SPTs – os Seres Problemáticos da Terra -, uma gente que, além de dar dor de cabeça à Terra, pode pôr em risco a liberdade dos outros planetas.

O Filho da Bruxa —  Micgael Gruber – Editora Companhia das Letras (13–14 ANOS)

Quando a bruxa encontrou, durante seu passeio matinal, um bebê perdido na floresta, em princípio ela nem deu bola. “Você vai servir de refeição para o lince, ou para o lobo cinzento”, disse, “é esse o seu destino.” Mas o bebê, talvez o mais feio de todos os tempos, cativou a bruxa, que resolveu levá-lo para casa e chamá-lo de Grumo. Criado por uma ursa, um djinn – espécie de demônio —  e um gato falante, o rapaz não teve uma educação convencional. Seus amigos eram os seres da floresta, o único lar que já conheceu. Quando Grumo descobre o mundo dos humanos, sua aparência monstruosa desperta crueldade e ódio nas pessoas, e ele reage violentamente, colocando a bruxa e a si em perigo. Mas ele não é mais o ingênuo garoto da floresta, e o conflito lança Grumo em uma jornada por um mundo de fantasia que nenhum mortal jamais sonhou.

Conheça a Biblioteca da Escola Trilhas:
Horário de segunda a sexta-feira;
— 13h às 13h15;
— 18h às 18h15.