Sete milhões de brasileiros deixaram de ler entre 2007 e 2011. Pensando em reverter esse quadro, o Educar para Crescer lançou uma série de reportagens para mostrar a importância da leitura.

Importância da Leitura

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Descubra a importância da leitura para todas as idades!

Foto: livros

Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca básica de leitura!

FONTE: Educar Para Crescer

Related posts

Antiprincesas: mulheres reais que inspiram novas gerações

Frida Kahlo, Violeta Parra, Juana Azurduy e Clarice Lispector são os rostos da coleção infantojuvenil Antiprincesas. Como é que estas mulheres ajudaram a mudar o mundo? Vem descobrir. Quatro mulheres. Quatro heroínas. Quatro histórias inspiradoras. São estes os ingredientes que compõem a coleção Antiprincesas, originalmente publicada pela editora argentina Chirimbote, no Brasil pela editora e

Leia Mais

Resenhas literárias de junho, 2017

Conheça o acervo da nossa biblioteca! ZUMBI DOS PALMARES NOVO Marcos Antonio Cardoso/ Maria de Lourdes Siqueira A publicação introduz o leitor aos assuntos relativos ao povo negro no Brasil por meio de um texto leve, fundamentado em pesquisa histórica. Retoma assuntos como a resistência do povo escravizado em terras brasileiras, com especial

Leia Mais

Resenhas literárias de maio, 2017

Conheça o acervo da nossa biblioteca! ROMEU E JULIETA Mauricio de Sousa Nesta versão do clássico ”Romeu e Julieta”, os personagens de Mauricio de Sousa interpretam essa inesquecível história da literatura mundial. De um lado, os Montecchio; do outro, os Capuleto, famílias rivais que viviam em constante conflito na cidade de Verona, na

Leia Mais