Visita à Mineropar

Visita à Mineropar

No dia 31 de março fomos à Mineropar para aprendermos um pouco mais sobre solos e rochas, que é o tema do nosso projeto Trilhas Sonoras – Nome de Turma.

O nosso passeio começou quando fomos recebidos pelo monitor Lucas, que nos deu as boas vindas e falou sobre as regras de visitação: silêncio quando estivéssemos subindo, não podíamos correr porque tinha gente trabalhando no local, podíamos tocar em tudo, exceto na maquete gigante que representa o Estado do Paraná.

Para iniciar o passeio assistimos a um vídeo sobre a formação das rochas, suas diferentes formas, tamanhos, cores e como diversos países as utilizam.

Logo após o vídeo fomos para o espaço Terra. O Lucas apresentou a Tabela Periódica com amostras de minerais e produtos que utilizamos no nosso dia a dia: vidro, copo, lápis, anéis, panelas, fósforo, pasta de dente, batom, esmalte…

Vimos as ilustrações da Teoria do Big Bang, que muitos cientistas acreditam e que diz que o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica, que criou o espaço e o tempo.

Seguimos para o espaço do Sistema solar e os planetas, sabíamos muitas coisas sobre o assunto e aprendemos outras, como por exemplo: os quatro planetas mais próximos do sol são formados basicamente por rochas, por isso são chamados de planetas rochosos, e os mais afastados são formados por gases, e são chamados de planetas gasosos.

Logo a frente tinha uma grande bola de isopor que mostrava o que existe no interior da Terra: núcleo, manto e crosta terrestre. O núcleo pode chegar a temperatura de 6 mil graus. Uau!!!

E quando vimos fósseis de dinossauros, ficamos curiosos, até achamos um pouco pequeno pelo tamanho que realmente tinham. O monitor nos explicou que são réplicas para ilustrar a era geológica na evolução da Terra, tinham fósseis de outros animais e plantas também.

No meio da sala tinha a maquete gigante que não podíamos tocar, mostrava o relevo paranaense, os rios, os lugares onde são encontradas as rochas, ilhas, montanhas…  E na frente vimos uma estante com diferentes tipos de solo, que como já sabemos, sua formação depende do clima, organismos que vivem no lugar, material de origem (rocha-mãe), relevo…

Havia uma maquete de casinhas em miniaturas com os cômodos, e mostrava os objetos feitos de minerais e rochas presentes em nossa casa. E depois descobrimos que até no nosso corpo tem minerais, como o sódio, cálcio, fósforo… E ficamos surpresos porque tem uma quantidade bem pequena de ouro.

O momento mais esperado do passeio logo chegou! Conhecemos a exposição de diversos minerais, rochas e pedras preciosas.  Uma coleção de mais de 1000 amostras, de várias regiões do mundo. Uma mais linda que a outra, muitas cores, formas, tamanhos, texturas e até uma pepita de ouro. Ficamos empolgados com tanta variedade e beleza!

O passeio foi finalizado com um presente da Mineropar, uma caixinha com amostras de minerais encontrados no estado do Paraná para cada aluno.

Adoramos o passeio e o presente, afinal aprendemos muito!

Texto coletivo – Turma 3º C

Confiram as fotos!

[nggallery id=553]

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

SEXTA VERDE NA TRILHAS

🍃 Vamos de receitinha vegana para nossa sexta verde? Empadão de palmito, feito aqui na

plugins premium WordPress