A viagem pedagógica que ocorreu em maio deste ano para Reggio Emilia, Itália, de 2 diretoras e 1 coordenadora da Trilhas, como integrantes do GRUPO DE ESTUDOS PARA A AMÉRICA LATINA, possibilitou, além do aprendizado sobre as escolas de Reggio, encontros com diretores de escolas de outros países, possibilitando novos intercâmbios.
Em função disso, como complementação destes estudos teóricos, trinta profissionais da equipe da Trilhas foram fazer um curso no Jardin de Infantes Fabulinus e conhecer o Colegio Antonio Berni, que são referências da abordagem de Reggio Emíliana em Buenos Aires.
O grupo foi composto por professoras do ensino regular, professoras do período integral e de arte, professoras auxiliares, coordenadoras, assessoras e diretoras, além de mais 20 profissionais de outras escolas.
A equipe se surpreendeu com o que havia de particular na leitura da abordagem Reggio Emíliana, que transformou os espaços da escola, criando “territórios” de experiências sensoriais e cognitivas.
No decorrer do curso os professores tiveram a oportunidade de aprofundar os estudos teóricos que a Escola Trilhas coloca em prática desde 2002. Enfim, a viagem pedagógica proporcionou experiências que ampliaram o olhar, a escuta, a imaginação e a criatividade de todos os envolvidos.