Vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe

Gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 5 anos de idade podem ser vacinadas gratuitamente pelo SUS

vacina

A vacina pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias

Está chegando a hora novamente de proteger você e seu filho contra o vírus da gripe. A Campanha de Vacinação contra o Influenza acontece de 4 a 22 de maio. Entre os grupos que poderão ser vacinados gratuitamente no SUS estão: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis (por meio de prescrição médica) e crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Para os menores de 9 anos, que serão vacinados contra a gripe pela primeira vez em 2015, serão duas doses com intervalo de 30 dias entre cada. Aqueles acima dessa idade recebem uma dose única. Já as crianças que foram imunizadas no ano passado tomam dose única independente da idade. Não se esqueça de ter à mão a carteira de vacinação do seu filho.

A importância da vacina para as grávidas

A vacina oferecida pelo SUS, chamada trivalente, protegerá a população de três subtipos de vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Segundo a médica infectologista Jacy Andrade, é especialmente importante que as grávidas tomem a vacina. “A doença pelo vírus Influenza na gestante é muito grave. Por isso, toda mulher que está esperando bebê precisa ser vacinada. Isso pode ser feito em qualquer semestre da gestação”, disse. A médica ainda ressaltou que a vacina tomada pela mãe durante a gravidez protege o recém-nascido do vírus nos primeiros meses.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a vacina é segura e pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações do Influenza. “A reação adversa mais comum é de dor leve no local da aplicação, vermelhidão e calor na região. A única contra-indicação é para pessoas que já tiveram reações severas de caráter anafilático – como urticária, edema de glote, broncoespasmo ou choque – após ingestão de ovo”, afirma a médica. A vacina também não interfere na produção do leite e pode ser tomada por mães que amamentam.

Para quem não faz parte do grupo prioritário…

Quem está fora do público-alvo da campanha, pode se proteger contra a gripe por meio das clínicas particulares. Essas instituições oferecem dois tipos de vacina, a trivalente, que protege dos mesmos subtipos do vírus que o SUS, e custa, em média, R$ 110,00, e a quadrivalente, que protege também contra mais um tipo do vírus B, cujo preço fica em torno de R$ 120,00.

Fonte: Revista Crescer.

plugins premium WordPress