Uso excessivo de videogame pode causar artrite infantil

Segundo uma pesquisa britânica, é cada vez maior o número de crianças com dores crônicas devido ao uso prolongado de games, computadores e celulares

Quantas horas por dia seu filho passa jogando videogame? E no computador, navegando na internet? Fique de olho! Ao tentar passar todas as fases do jogo, enviar torpedos e digitar por horas seguidas no teclado do computador, seu filho repete o mesmo movimento muitas vezes – e esse ato pode levar à artrite crônica, uma inflamação das articulações que provoca dor e limitação de movimento.

O alerta surgiu durante a Reunião Anual da Liga Europeia Contra o Reumatismo, realizado em Londres, no último mês. “A suspeita veio após um grande aumento no número de crianças, por volta de 8 anos, e adolescentes que chegavam ao hospital se queixando de dores nas articulações, principalmente no pulso e nos dedos. Os cientistas decidiram pesquisar e descobriram que a doença está relacionada ao uso excessivo de eletrônicos”, diz o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares, que acompanhou o evento na Inglaterra.

“Ao jogar videogame, enviar torpedos e digitar no teclado do computador durante horas seguidas, algumas crianças e adolescentes fazem movimentos repetidos por até nove horas por dia”, diz o autor da pesquisa Gavin Cleary, consultor do Alder Hey Children’s NHS Foundation Trust, um dos maiores hospitais pediátricos da Europa, que está localizado na Inglaterra.

O risco de desenvolver artrite é tão grande que os especialistas em saúde recomendam que este efeito colateral passe a constar nas embalagens dos jogos e aparelhos. Lá fora, já existem inúmeros gadgets que vêm com avisos sobre os efeitos do uso abusivo. “Acredito que, em breve, o Brasil também deverá se posicionar sobre a importância dessa advertência nas embalagens dos produtos vendidos por aqui, pois a questão será de saúde pública”, defende Sérgio.

Os primeiros sinais da doença são dores nas articulações que vão se intensificando com o passar do tempo. “Para evitar, o ideal é que as crianças tenham um limite para brincar com esses equipamentos eletrônicos. Duas horas diárias é ideal, permite que a criança interaja e se divirta com outras atividades”, diz Lanzotti. E você sabe bem que a artrite é apenas uma das consequências do excesso de videogame e computador. Obesidade e problemas de visão também estão entre elas.

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais