Uma dose de criatividade pode ajudar os pais a criar opções gostosas para o lanche da escola, com alimentos ricos em vitaminas, proteínas, ferro, cálcio e fibras, em vez daqueles com gordura, açúcar e sódio em excesso. Pães integrais, queijo branco, cenoura em palitos e sucos naturais são algumas das opções de uma lancheira saudável. E quanto mais colorido o conjunto, melhor, porque cada item tem um tipo de vitamina e mineral diferente. Pedir ajuda à criança para montar o lanche também é uma boa dica. Enquanto lavam as frutas, por exemplo, os pais podem explicar os benefícios de cada uma.
“Alimentação é hábito, por isso é possível acostumar crianças a comer bem. Para beber, é sempre recomendável levar suco de fruta natural ou até de polpa congelada. Suco de caixinha deve ser evitado, porque tem muito conservante”, conta a nutricionista Daniela Lasman, do programa MAIS (Modelo de Alimentação Infantil Saudável). Para comer, é importante escolher uma fonte de carboidrato para dar energia, que pode vir de um pão de forma integral com requeijão ou de biscoitos salgados integrais. “Biscoito de polvilho, que é assado, e pipoca feita na panela, com pouco óleo e sem manteiga, também são boas opções”, diz Daniela.
Segundo a nutricionista Mariana Fróes, especializada em nutrição infantil, como preparar um lanche gostoso e saudável para as crianças é uma das maiores dúvidas das mães que chegam ao consultório. “Se for levar um sanduíche para a escola, coloque um pão integral com grãos e recheios simples, nada de embutidos. Ou um frango desfiado com milho, geleia 100% fruta”, sugere.
Embutidos como presunto, mortadela e salame são alimentos com sódio e gordura em excesso e devem ser evitados. Até mesmo o peito de peru não deve ser ingerido em grandes quantidades, pois costuma ter muito nitrito e nitrato para ajudar na conservação, o que é prejudicial. Conservação, aliás, é um ponto fundamental para garantir um lanche saudável. Embalar o sanduíche em papel alumínio ajuda a mantê-lo fresco e evita a contaminação, assim como preferir a lancheira térmica à comum. Para o suco, o ideal são as garrafas térmicas escuras, que conservam melhor as vitaminas.
E, para os lanches dos passeios de fins de semana, como driblar as tentações dos lanches rápidos das grandes redes de fast food? Para os especialistas, importante é criar o bom hábito nos filhos. “Eu costumo dizer às mães que fast food somente uma vez por mês, no máximo. Quer comer um hambúrguer? Dá para fazer um bem saudável em casa, no forno, com carne moída. Também dá para fazer uma pizza gostosa com massa integral e uma cobertura de queijo branco e atum light, por exemplo”, ensina Daniela Lasman.
Fonte: Saúde360