Tarde Poética na Trilhas

trilhas tardes poéticas banner site 2015

Em poesia, as palavras tomam um sentido mais amplo, atingindo muitos significados. Tanto o poeta como o bom leitor de poesia têm de sentir toda a carga de emotividade e de sentido que as palavras trazem (Elias José, in: A poesia pede passagem, 2003, p.37).

A tarde poética é um evento que acontece mensalmente e envolve os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As turmas selecionam, ensaiam e se preparam para recitar e encenar poemas para toda a escola!

As professoras trabalham com uma parlenda ou poema, desenvolvendo a memorização, a linguagem oral (aprender a falar, a declamar com ritmo, fluência, entonação de voz e expressividade), postura e formalidade adequada para as apresentações.

Com esse evento, as crianças aprendem a ouvir e respeitar o outro, formando espectadores capazes de apreciar um espetáculo. Além disso, os alunos têm a possibilidade de se colocar em outro papel, ou seja, o papel de apresentadores.

Por que ler e ouvir poesia?

Poesia não precisa de porquês, beleza e arte não precisam ser explicadas, e sim sentidas e vividas, mas se só isto não bastar podemos ficar com a explicação dada por José Paulo Paes: “Por via da fruição lúdica da poesia é possível implantar na criança a semente de um gosto que, persistindo na adolescência, talvez a leve, na idade adulta, à leitura prazerosa da grande poesia. Só assim aquele ‘menino interior que, em forma de resíduo um pouco bárbaro, todos conservamos (1)’ nos poderá salvar ocasionalmente da obtusidade e da vulgaridade da vida dita prática, mantendo-nos em estado  de permanente convalescença diante da novidade do mundo”. (1)

Ortega y Gasset

Confiram as fotos da nossa tarde poética do mês de maio!

ENSINO FUNDAMENTAL [nggallery id=403]

Confiram as fotos da nossa tarde poética do mês de agosto!

EDUCAÇÃO INFANTIL [nggallery id=424]