Reserva Ambiental Serelepe

Os alunos dos 1os  anos da Escola Trilhas visitaram nos dias 29 e 30 de maio a Reserva Ambiental Serelepe, localizada no Município de Quatro Barras – PR, região metropolitana de Curitiba. O passeio pedagógico complementou o que já havia sido estudado em sala de aula.

Os estudantes que participaram do passeio assistiram à apresentação do teatro de fantoches sobre o “Ciclo de vida das borboletas”. E com orientação de uma bióloga, conheceram o primeiro Borboletário do Paraná, onde puderam observar diversos tipos de borboletas e o processo de metamorfose.

Os alunos também aprenderam assuntos relacionados ao solo, adubos e resíduos orgânicos. Apreciaram a horta e o ambiente do Minhocário, onde puderam mexer na terra e encontrar diversas minhocas. Além disso, conheceram o condomínio das colmeias nativas e observaram como ocorre o processo de polinização e a formação do mel.

Outro projeto da Reserva é o Formigário, onde é possível conhecer espécies e a vida desses pequenos insetos. Além dessas atividades, as crianças passearam pela Floresta, fizeram a Trilha Interpretativa que integrou os cinco elementos da natureza (água, ar, plantas, terra e animais) com os sentidos da percepção humana (visão, audição, olfato, tato e paladar).

Ao longo do dia, as crianças tiveram atividades recreativas ricas de aprendizado. Elas correram, dançaram e também brincaram no parquinho. Aproveitando a ótima infraestrutura e beleza natural do local!

A Reserva Ambiental Serelepe foi criada em 2004 e visa a preservação dos 110 hectares de vegetação remanescente de Floresta Atlântica e de Mata Araucária. O local trabalha com educação ambiental, conscientizando as pessoas sobre conhecimentos, atitudes e valores para a conservação do meio ambiente.

Confiram como foi o passeio de nossos alunos!