A água

 A água

 

Nós usamos a água a todo momento para beber, tomar banho, lavar roupas e fazer muitas outras coisas. Você abre a torneira e sai água pura! Mas como foi que a água chegou até a sua torneira? De onde a água vem? Para onde ela vai depois que é usada?

 

A Casa de Consertos

Casa de Consertos

“Casa de Consertos” expõe com delicadeza quão importante para uma criança é o convívio na casa da avó. Narrado pela garotinha Olímpia, o livro conta suas impressões sobre aquele que é seu lugar favorito no mundo: a casa de Dona Sofia – considerada por ela uma bruxa que só faz o bem e para cada freguês receita um “remedinho literário”. Dona Sofia sabe muito de literatura, acreditando que para salvar mesmo o mundo, a receita é combinar arte, literatura e poesia. Quando decidiu abrir a Casa de Consertos a fim de reparar brinquedos dos mais variados, a avó não sabia o quanto o ambiente lúdico poderia ser representativo na vida da neta. Uma ideia que veio quando se aposentou da profissão de enfermeira e dá certo por conta de seu natural carisma e bom grado em lidar com seus clientes. Para Olímpia, passar as férias na companhia da avó é motivo de contagem regressiva, tamanha é sua ansiedade. Juntas, elas se divertem com conversas mirabolantes e, ao mesmo tempo, dividem a tarefa de administrar as encomendas que aparecem de todos os lugares possíveis do planeta. São muitas as bonecas, algumas chegam às vezes até sem pé, mas nas mãos de Dona Sofia, qualquer brinquedo parece novo após os reparos. Ao fim de mais uma temporada na casa da avó, novos sonhos e planos infantis tomam o coração da pequena Olímpia.

A DAMA NEGRA

A dama negra
Billy está feliz com o novo endereço da família. A casa é espaçosa e ele não precisa mais dividir um quarto com sua irmã Rula. A vizinha, porém, é a sra. Blume, conhecida no bairro como Dama Negra, pois só veste preto e tem um gato preto chamado Rambo.
Mimigo, o coelho de Rula, vive fugindo para o quintal da vizinha, e Billy tem de tocar a campainha da sra. Blume para resgatá-lo. De tanto ir à casa da Dama Negra, Billy descobre que, assim como ele, a estranha senhora é apaixonada por xadrez.
Parece o começo de uma boa amizade mas, ao acompanhar pela TV uma disputa entre o campeão mundial de xadrez e o supercomputador Purple, Billy começa a desconfiar que a sra. Blume está envolvida nesse desafio. Qual será o próximo movimento da Dama Negra nesse tabuleiro de suspense?

A DOR DE DENTE DE TITO

A dor de dente de tito 

O bode Tito está com uma terrível dor de dente e todos os animais da fazenda
querem ajudá-lo. O problema é que Tito não gostou da idéia de ter seu dente
arrancado, puxado, bicado ou arranhado até sair, então, ele correu para
todos os lados resmugando e reclamando. Mas ele encontrou a galinha Cida,
que lhe deu a resposta para seu problema.
Oh não, o veterinário!

A eletricidade

A eletricidade

 

Muitas coisas que são divertidas ou úteis em nossas vidas precisam da eletricidade para funcionar. Por exemplo, os computadores, as lâmpadas, os telefones… Mas como é que a eletricidade chega até as nossas casas? O que é a eletricidade? Como ela é produzida?

A FANTASTICA FABRICA DE VIDRO

Fantastica fabrica de vidros 

Julianam, Léo. Carol e Tiago vão visitar a fábrica de vidro com o professor César e o restante da classe.

Eles se separam da turma e ficam sozinhos na sala dos vasos, brincando com eles e formando imagens coloridas nas paredes. Num descuido os vasos caem no chão e se transforma em cacos! As crianças fogem dali e fazem uma viagem no tempo, através da história, e descobrem como o vidro foi inventado.

Capa_Melhor_Condutora_MundoBRASIL_logoLeya.indd

A melhor motorista do mundo

Já sabia que vovó Rita de forma simples e descontraída iria ensinar uma regra de trânsito. Tratando o conhecimento diretamente ligado à realidade. A aventura se intensifica quando ambos partem para uma viagem e a junção de imaginação, criatividade traçam uma linha tênue com veículos, placas e regras, tornando a história um verdadeiro guia infantil para o trânsito. Com um texto simples e claro, o leitor é levado a analisar e refletir sobre o trânsito, desenvolvendo uma postura ética e idônea para uma prática saudável.

 

 

A Menina do Avesso

A Menina do Avesso

Anaul é uma menina diferente das outras. Quando ela acorda, diz; “boa noite”. No café da manhã, come macarrão à bolonhesa com suco de acerola. Para descobrir como é a vida de uma menina do avesso, é só fechar os olhos e começar a ler!

A MÚMIA

A Múmia

Nesta obra a múmia ouve dizer que o museu vai fechar. Causa um alvoroço com os animais do museu e resolve fugir para o Egito. Conheça essa história pra lá de divertida!

 

A Peleja do Violeiro Chico Bento Com o Rabequeiro Zé Lelé

A Peleja do Violeiro Chico Bento Com o Rabequeiro Zé Lelé

Chico Bento é um violeiro respeitado no sertão. Zé Lelé toca Rabeca com talento e inspiração. Neste livro eles se encontram e eu proponho uma questão: Num torneio de poesia, qual dos dois sairá campeão?

A Perseguição À Noz Maluca

A Perseguição À Noz Maluca

POP! Uma brilhante noz marrom, de repente, apareceu no chão. Ela bamboleou e sacudiu, tremeu e se mexeu, depois ficou ali quietinha, parecendo estar deliciosa. A noz parece tão deliciosa que todos querem comê-la. O texuco decide organizar uma corrida em que o vencedor ficará com a noz. Mas a corrida não é tão simples assim, e acaba se tornando uma perseguição à noz!

A poluição

 

A poluição

O que é poluição? O que ela causa no ar, na água e no solo? O que você conhece sobre poluição sonora? O que pode ser feito para controlar a poluição? Todo mundo pode ajudar, até mesmo as crianças.

A princesa que salvava príncipes

A princesa que salvava príncipes

Neste conto de fadas moderno, a princesa não é uma jovem fraca que desmaia diante do dragão. Contrariando todas as expectativas, ela invade o quarto da bruxa e enfrenta quadros com bocas e olhos de verdade, tudo para resgatar o príncipe. Será que ela consegue salvar o amado?

A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda

A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda

A história de uma vaca que cansada de ser perturbada por uma mosca, acaba por engoli-la. Mas a mosca que não se cansa, mesmo dentro do intestino continua a alvoroçar. Até que como um tufão, ou melhor, um furacão acaba achando a saída e sai em forma de um pum.

 

A varinha mágica de Winnie

A Varinha Mágica de Winnie

 

A bruxinha Winnie está se preparando para a apresentação de mágica. Mas quando sua varinha acaba indo para dentro da máquina de lavar e sai toda amassada e encharcada, ela para de funcionar! E agora, como Winnie surpreenderá a todos na apresentação? Talvez Wilbur tenha exatamente o necessário para trazer um pouco de mágica à apresentação de Winnie…

Amigos da Neve

Amigos da Neve


Quando o Ursinho acordou mais cedo do seu profundo sono de Inverno teve uma surpresa maravilhosa: NEVE! O Ursinho desatou a correr e a rebolar na neve. Contudo, depressa compreendeu que a neve não era divertida sem um amigo para partilhar as brincadeiras. Então, o Ursinho resolveu fazer um boneco de neve…

Ao medo com carinho

Ao medo com carinho

Qual o seu maior medo?
De avião? Do escuro? Do desconhecido?
Em Medópolis, ninguém mais sente medo…
Cada um se protege com seu escudo-medo-protetor.
Será?

 

Béé! Muu! Aí Vem Um Canguru!

Béé! Muu! Aí Vem Um Canguru!

Os animais da Fazenda Girassol estão muito preocupados, pois souberam que um novo animal chamado canguru está chegando. O que será que um canguru faz? Eles estão com medo de que esse animal tome o lugar deles na fazenda. E agora? O que eles farão? Os animais estão tão preocupados que não notam seus filhotes fugindo, um por um.

untitled

Bisa Bia Bisa Bel
Bel é cheia de imaginação e questões. A partir de um velho retrato, ela desenvolve um relacionamento imaginário com a bisavó e, a seguir, com sua futura bisneta. O diálogo de Bel com o passado e o futuro é uma mistura encantadora do real com a fantasia, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade.

 

 

Cavalinho de Vento

Cavalinho de vento

 

O livro resgata doze cantigas e quadrinhas da tradição popular.
O cravo brigou com a rosa,/ debaixo de uma sacada./ O cravo saiu ferido,/ a rosa, despedaçada./ O cravo tem vinte folhas,/ a rosa tem vinte e uma./ Anda o cravo aperreado,/ porque a rosa tem mais uma.
Esse resgate, bastante valioso em termos culturais, possibilita trabalhar aspectos fundamentais no desenvolvimento infantil: a oralidade, a expressão corporal, a musicalidade, o lúdico, as artes plásticas e a arte popular.
As ilustrações de Eliardo França, com traços e cores bem vivas, enriquecem o texto por sua dimensão artística e ressaltam a importância da nossa tradição popular.

Chapeuzihno vermelho uma aventura borbulhante

Chapeuzinho vermelho – uma aventura borbulhante

A caminho da casa da vovozinha, o menino Chapeuzinho Vermelho, que de fato se chama Tomas, para no caminho para colher maçãs na floresta. O Lobo Mau rouba seu casaquinho e consegue enganar a distinta vovó, que mora numa casa muito chique. Após comer a vovó e tentar comer Chapeuzinho, o lobo, tratado nesta obra de forma politicamente correta, é convencido a tomar um famoso refrigerante muito borbulhante, o que acaba por salvar a avó e Chapeuzinho, além de tornar o lobo dependente da bebida. A autora ambientou a história no século XVIII, uma época em que se usavam grandes perucas e vestidos acetinados. O mobiliário e o vestuário são europeus e norte americanos, pois a família de Chapeuzinho Vermelho teria sido de pioneiros ingleses no Novo Mundo, e a Vovó é rica e requintada.

K_PASSAR_TEMPO_BRASILlogoLeya.indd

Como passa o tempo?

tempo não volta. É o único bem que não pode ser comprado ou substituído. Mas um belo dia, no livro de Ana Vicente, ele resolve sair do relógio e descobrir o mundo que ele controla através das horas, minutos e segundos.

Através de momentos de fantasia e descobertas, a cada página desvenda-se  um tipo de relógio que desperta na criança o desejo de conhecer, juntamente ao ponteiro, as diversas formas de calcular o tempo.

Dois Ursos Famintos

Dois Ursos Famintos

 

O grande urso-marrom e o pequeno urso moravam em uma confortável caverna. Eles viviam felizes e dividiam a comida. O pequeno urso gostava de comer as beiradas e o grande urso-marrom comia todas as partes do meio. Isso funcionou muito bem até que, em um dia de outono, o pequeno urso acordou com uma fome gigante e o grande urso-marrom acordou monstruosamente faminto…

Duas Vezes Pai

Duas Vezes Pai

Sabia que avô é pai duas vezes? É o que Júlio fala para Igor quando o amigo lhe diz que ele não tem pai. O avô é o grande companheiro de Júlio e está sempre junto dele: no jogo de futebol, na ajuda com a lição, fazendo mágicas ou contando histórias. Por isso, ele o chama de pai. A história mostra que o amor e o companheirismo definem as relações verdadeiras.

Entre Nuvens

Entre Nuvens

Uma menina, uma escada, um sonho, um sorriso que encanta. O que existe além das nuvens? A menina vai tentar descobrir.

Era Uma Vez a Vaca Vitória, que Caiu no Buraco e Acabou a História

Era Uma Vez a Vaca Vitória, que Caiu no Buraco e Acabou a História

Toda boa história tem um “Era uma Vez”.
Aqui tem a da vaca Vitória e também a do pinto Pedrês.
Se você tem boa memória e sabe contar outra vez, preste atenção nas histórias que o Nani conta a você.

Especialmente Para Você!

Especialmente Para Você!

 

Quando os ratinhos quebram o presente de aniversário da mamãe, precisam encontrar outro para substituí-lo – e rápido, antes que ela acorde! Mas todas as vezes que eles encontram algo que seria perfeito para ela, aparece alguém que precisa daquilo ainda mais…

Espere Por Mim, Pequeno Tigre !

Espere Por Mim, Pequeno Tigre !

O pequeno tigre precisa levar sua irmãzinha junto com ele enquanto vai brincar com seus amigos.
– Espere por mim, pequeno tigre! – ela grita. E logo ele percebe que sua irmã é pequena demais para participar das brincadeiras dele. Ela não consegue brincar com as bolinhas, escalar árvores e nem mesmo nadar.
Então, quando o pequeno tigre resolve brincar com o elefantinho no rio e deixá-la sozinha na margem…

 

EU NÃO VOU SAIR DAQUI!

Eu não vou sair daqui 

 

Estou embaixo da minha cama, e não coloco nem a minha cabeça para fora.
Aqui é apertado e os meus joelhos já estão doendo, mas eu não me importo.
Sabe por que eu estou falando baixinho?
Eu não vou sair daqui!
Cuidado! Algo amedrontador lá fora está vindo nesta direção…

EU SOU O MAIS FORTE

Eu sou mais forte

Depois de comer muito, um lobo resolve dar um passeio pelo bosque. Ele aproveita para ver o que os outros pensam dele. Encontra um coelho, a Chapeuzinho Vermelho, os três porquinhos, os sete anões, e pergunta – ‘Quem é o mais forte?’ E todos respondem que é ele. Até que ele encontra uma espécie de sapinho que dá uma resposta diferente..

Feliz Aniversário, Winnie!

Feliz Aniversário, Winnie!

Winnie preparou uma festa, e seus convidados estão prontos para muita diversão. Mas quando ela toca seu trompete novo… todo mundo desaparece!
Como winnie fará seus amigos reaparecerem para verem a sua surpresa? Com um pouco de mágica, é claro!

Figuras figuronas

Figuras figuronas

Partindo das noções básicas de geometria, a autora insere questões filosóficas e de observação do cotidiano, porém sempre privilegiando a percepção das formas bi e tridimensionais e suas relações com a vida. Assim, brincando, a poesia embala o entendimento do quanto as coisas têm a ensinar: a pipa, o balão, a bola, o pião, as folhas das árvores, o corpo do gato, as ondas do mar, o formato dos biscoitos, o dorso dos peixes, a concha do caracol, o trapézio… Vale a pena atentar para as ilustrações, que conferem ao texto a materialidade necessária para que faça ainda mais sentido

GANSA BOBINHA

A gansa bobinha

Quando o raposo lhe diz que suas orelhas estão perdidas, a gansa fica toda preocupada. Onde será que suas orelhas podem estar? Então ela encontra o pavão, que por acaso estava vendendo orelhas. Que sorte. A gansa fica tão empolgada que não nota as orelhas pontudas, o rabo peludo e os dentes bem afiados daquele pavão. Será que os amigos da gansa vão salva-la daquele truque malvado?

Gato Xadrez no Jardim do Relógio

 

Gato Xadrez no Jardim do Relógio

O Gato Xadrez acordou cedo, antes do que estava acostumado. Para sua surpresa, foi convidado a visitar outro jardim, onde tudo tem seu horário…

Mas o que há de interessante nesse jardim? Será que o Gato Xadrez fará novos amigos? Dá para brincar ali? Com o Gato Xadrez sempre há lugar para brincadeiras e descobertas…

De uma maneira divertida, Gato Xadrez no jardim do relógio trata da relação com o tempo e o cotidiano infantil, sem perder a magia da descoberta e da leitura. 

Gigante monstruoso do lixo

O Gigante Monstruoso do Lixo

As gêmeas Lelê e Trix estão presas a garrafas plásticas e latinhas de alumínio, no meio de um lixão. Elas precisam sair logo desse lugar e impedir que o Gigante Monstruoso do Lixo abra o alçapão que liga o Mundo Imundo à Terra e transforme o planeta num verdadeiro caos. Este livro sugere ao pequeno leitor a

Isto e Aquilo

Isto e Aquilo

Lá na fazenda, a gata acordou bem cedo. Era um dia bastante especial e ela tinha muita coisa a fazer… Uma história simples e criativa, ideal para ser lida em voz alta, com um final surpreendente.

 

Jardim de Menino Poeta

Jardim de Menino Poeta

Este livro com haikais – pequenos poemas curtos e metrificados, inspirados na cultura japonesa – explora temas da natureza. Os poemas, ternos, inteligentes e engraçados, aguçam a sensibilidade dos leitores ajudando-os a adquirir um novo olhar para o mundo que os cerca. As ilustrações, todas feitas com papel reciclado, enriquecem e dão vida aos poemas.

JOAQUIM, O REI PINGUIM

JOAQUIM, O REI PINGUIM

Os animais da fazenda acham um grande ovo na horta. Do ovo nasce Joaquim, de quem todos passam a gostar muito. Mas ninguém conhecia aquele bicho. Então, pesquisam numa enciclopédia e descobrem que era um pingüim real. Joaquim começa a agir como um rei, exigindo um monte de coisas. A princípio todos levam suas atitudes na brincadeira, fazendo o que ele quer. Mas um dia os animais perdem a paciência e resolvem não brincar mais. Aborrecido, Joaquim decide ir para o Pólo Sul, pois pensa que lá saberão reconhecer sua autoridade…

Meio-dia Macaco Assobia

 

Meio-dia Macaco Assobia

 

“Neste livro, as crianças, mesmo as pequenas, conseguem ‘ler’ as parlendas memorizadas, o que é um incentivo à aquisição da leitura convencional. Os desenhos remetem as crianças às parlendas conhecidas e as desafiam a decifrá-las. Dessa forma, elas se sentem leitoras de um texto. O adulto pode apresentar as parlendas instigando as crianças a complementá-las com a leitura das imagens, o que faz com que elas se envolvam no jogo. A busca, ao final da página, das palavras que representam os desenhos, é para as crianças que estão realmente envolvidas no decifrar o código da leitura e da escrita.”

Mel e Milu

Mel e Milu

A cadelinha Mel ganhou um cachorro de pano. Milu é todo fofinho e Mel o adora. Ela fica mordendo ele o tempo todo. Tendo Milu como seu companheiro, Mel não precisa de nenhum outro amigo – nem de Fred, o gato gordo, nem da coelha Lilica e nem da raposa Mércia. Porém, um dia Mel perde Milu e não sabe o que fazer. A quem ela pode pedir ajuda?

Meu Ambiente Começa Aqui!

Meu Ambiente Começa Aqui!

Artur e Melissa são colegas de turma e de condomínio que, depois de uma campanha com os vizinhos, estão mais atentos e bem informados sobre o meio ambiente. Quando a professora aborda o tema, eles descobrem que fazem parte do meio ambiente e que cuidar dele não se resume apenas a preservar a natureza.

Mudou curitiba ou mudei eu

MUDOU CURITIBA OU MUDEI EU 

 

46 crônicas sobre a cidade de Curitiba, com fotografias de Orlando Azevedo e Ruy Rebka Prado.
CAPA: uma tela do artista plástico Luiz Rettamozo

MUITO BEM, BORIS!

 

MUITO BEM, BORIS!

No dia em que a professora Cocó leva seus alunos para acampar, todos ficam muito animados. E Bóris é o maior, mais corajoso e mais prestativo campista de todos. Ele está pronto para entrar em ação sempre que seus pequenos colegas de classe estiverem com problemas.

MUNDIM PERDIDO NO MUNDAO

MUNDIM PERDIDO NO MUNDAO

 

O seu nome de batismo era Raymundo. Como esse era também o nome do pai, ele ganhou o apelido de Raymundinho. Daí para Mundinho foi um pulo; logo virou Mundim, e assim ficou. O garoto tinha uma família bacana. Frequentava a escola, jogava futebol, saía com os amigos, nada lhe faltava. Mas mesmo assim sentia vontade de mudar a vida e andar por outros rumos. O mundo tem muitos caminhos: qual será o de Mundim?

Musicarium

Musicarium

 

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si…
Estripulias de todas as notas, numa sinfonia de riso e cor. Um livro para (en)cantar!

NICO

Nico

Zuzu adora seu amigo Nico, mas a turma toda fica zoando dele. Só porque ele é diferente…

Tudo que ela queria é saber por que o Nico é desse jeito. Ela saiu perguntando pra todo mundo e percebeu que Nico não era tão diferente assim…

O Baile

O Baile

A coruja organizou um baile. Um foi falando para outro e, assim, os animais logo ficaram sabendo. No dia marcado, todos foram bem animados e cada um levou o seu par. Porém, a coruja, a dona da festa, surpreendeu-os com uma novidade: Não podia dançar o gato com a gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o rato com a rata, o sapo com a sapa. Que confusão! Dançava galo com a gata, o gato com a galinha, o pato com a sapa, o sapo com a pata.De repente, era preciso começar tudo de novo – um rato ficava com a rata, um sapo com a sapa. A coruja não abria mão da regra criada por ela. E a dança mal começava, parava e começava outra vez.
A leitura da história possibilita ampliar o repertório linguístico, a percepção musical do jovem leitor e explorar as habilidades expressivas do movimento corporal – as danças, o ritmo, os gestos, as brincadeiras infantis.

O CONTRÁRIO

 

O contrário

 

O que você faria se tudo o que você dissesse ou fizesse acontecesse ao contrário? Seria uma tremenda confusão, não é? Pois foi isso mesmo que aconteceu com Mateus: o Contrário apareceu um belo dia e não desgrudou mais do menino. Tudo que ele dizia ou fazia acontecia exatamente ao contrário. Se ia pôr o leite no copo, o leite ia para o teto, e depois pingava no chão, claro, fazia a maior sujeira. A mãe dava bronca. Na escola, ele fazia tudo com capricho, mas era o Contrário que acontecia, e todos ficavam achando que era ele que aprontava aquela bagunça. A professora ficava furiosa. Mas um dia Mateus percebeu que podia ser mais esperto: dizia o contrário do que queria, e o Contrário acontecia, fazendo justamente o que ele queria, tudo bem-feito e no maior capricho. Ah, que sem graça!, o Contrário deve ter pensado, porque foi embora num jato de fumaça. E quando voltou – por essa ele não esperava -, a história acabou!

 

O Livro das Encrencas

O Livro das Encrencas

 

Que fazer com aquela tia que adora apertar bochechas? E como se safar quando se esquece de fazer a lição de casa? Ih, não tem papel higiênico!…
Essas são algumas das confusões de que a professora Atra P. Alhada ensina a gente a sair. Você ri, é? Pois prepare-se para rir ainda mais. O livro é engraçadíssimo. E muito, digamos, “desencrencado”…

O MAIOR TESOURO DA HUMANIDADE

O maior tesouro da humanidade

Qual é o maior tesouro da humanidade, e onde ele está? Com um mapa em mãos, Artur e Alice vão atrás desse valioso tesouro, mas para isso precisarão do Doutor Invento, pois só ele poderá ajudar nesta missão que deve ter óculos para enxergar no escuro ou então chaves universais, daquelas que abrem qualquer porta ou cofre.

O Menino que Caiu no Buraco

O Menino que Caiu no Buraco

A situação não está nada fácil. O pai, um ótimo marceneiro, não consegue se levantar da cama há um ano. E o dinheiro que a mãe recebe não cobre sequer as despesas mensais da casa. Com tantos problemas não se dá mesmo para prestar atenção no caminho. E indo para escola, o menino cai num buraco muito fundo. E agora, como sair dali? Talvez o melhor seja tentar se virar sozinho, e começar a enfrentar os medos e as dificuldades.

O Menino Que Trocou a Sombra

O Menino Que Trocou a Sombra

Cansado de sua sombra, um menino resolve trocá-la pela de um gato, de um pássaro, de um peixe… Mas a brincadeira lhe traz alguns inconvenientes…

o novo computador de winnie

O Novo Computador de Winnie

A bruxinha Winnie está cansada do inverno, e Wilbur está cansado de ficar com o bigode congelado. Então, Winnie usa um pouco de mágica para trazer o verão para seu jardim. Porém, assim que Winnie senta em sua cadeira, uma multidão chega para compartilhar a luz do sol…

O Osso

O Osso

Este é o primeiro livro da coleção Rubi. Ilustrações grandes, bem coloridas e chamativas dialogam em harmonia com frases curtas e acessíveis ao jovem leitor. Nesta história, o personagem que dá nome à série encontra um osso: Um bom osso para eu roer. E roeu… Roeu… Roeu o osso… Rubi disse: – Vou esconder este osso. E cavou… Cavou… Cavou… Primeiro o buraco ficou pequeno, depois ficou grande.
A leitura de O Osso pode instigar a imaginação, proporcionar diversão e prazer e também contribuir para o aprendizado da noção de grandeza importante no desenvolvimento da criança na educação infantil.

O Peixe e a Onda

O Peixe e a Onda

Este livro conta a história de um peixe prateado entre o vaivém das ondas…

Ele acaba sendo resgatado por uma menina que, com amor e dedicação, não mede esforços para salvá-lo.

O sapo Tidalik

O Sapo Tidalik

O Sapo Tidalik bebeu toda água da Austrália. Os outros animais estão muito preocupados.

O VAMPIRO

O VAMPIRO

Nesta obra Ladislau, o vampiro, tem um grande problema: seus caninos são arredondados! Ou seja, ele não consegue tirar um sanguinho sequer de suas vítimas. Achou que vida de vampiro fosse fácil?

O Vestido da Centopéia

O Vestido da Centopéia

Será que o alfaiate Mestre Pingüim vai ter tempo de acabar o vestido da centopéia? Afinal, parece que a festa da onça vai ser concorridíssima!

 

O Veterinário Maluco

O Veterinário Maluco

 

Doutor Inácio é conhecido como “veterinário maluco”, mas de maluco não tem nada. Ela adora cuidar remédios para salvar seus pacientes que só vendo! Bom, às vezes, o doutor se atrapalha um pouco…

Os grandes ursos conseguem

 

Os Grandes Ursos Conseguem !

Os grandes ursos conseguem fazer qualquer coisa?
A mamãe ursa saiu e o irmão mais velho está no comando.
– O que os grandes ursos conseguem fazer? – pergunta o pequeno urso.
– Os grandes ursos conseguem fazer qualquer coisa – responde o grande urso.
Então, o irmão mais velho pula no sofá e se balança nas cortinas, assim como o irmão mais novo faz só para mostram que ele consegue…

Os Patins de Sebastião

Os Patins de Sebastião

Sebastião falava bem pouquinho, quase nada. O mínimo possível, embora tivesse muitas coisas para dizer. Era um menino tímido. Muito tímido. Até que num dia comum, voltando da aula, achou um par de patins sem dono.

A aventura e superação de andar sobre patins lhe fizeram perceber que, quando nos misturamos com o mundo, podemos aprender muitas coisas.

Os Pescadores e As Suas Filhas

Os Pescadores e As Suas Filhas

Tendo em mente que proporcionar a leitura de textos poéticos de qualidade ao público infantil é imprescindível para sua formação de leitor, esta edição harmoniza o poema de Cecília Meireles, com seus versos cadenciados e melódicos construídos com rigor estético, e as ilustrações da talentosa artista plástica Cris Eich. Estas, em tons suaves e delicados, acompanham a luminosidade do dia ensolarado, o movimento dos barcos, do mar, dos pescadores, o dinamismo das meninas; e retratam a ternura, o afeto, os sonhos e os desejos presentes no texto.

OS SINOS

OS SINOS

 

Em Os sinos, Manuel Bandeira revela sua capacidade de trabalhar a sonoridade e o ritmo das palavras e transformar o signifi cado das coisas mais simples do cotidiano em lirismo de alta qualidade literária.

Esta edição ilustrada traz aos pequenos leitores este poema que, mesmo com seus múltiplos significados, é acessível ao público infantil, graças à forma criativa com que o autor se apropria dos signos linguísticos por meio de recursos como a repetição de palavras, que evoca os sons das badaladas, o balançar dos sinos como uma música nostálgica e mágica.

OS URSOS E A GRANDE TEMPESTADE

OS URSOS E A GRANDE TEMPESTADE


Os três irmãos ursos estão com medo da tempestade, então, um por um, eles vão para a cama do papai. – Que ursinhos medrosos vocês são! – é o que ele diz. Mas quando ouvem um rat-tat-tat na porta e a luz se apaga, o Papai Urso já não parece tão corajoso quanto antes… Esta divertida história é ótima para crianças que tenham medo de escuro, com ilustrações expressivas e um texto ótimo para ser lido em voz alta.

Preta, Black e La Negra

Preta, Black e La Negra

Três vacas – “Preta, Black e La Negra” – são ameaçadas nos reinos onde moram e têm de fugir para salvar suas vidas. Embarcam em uma nau em busca de um lugar onde possam viver felizes e seguras: chegam a uma terra com natureza exuberante e entram em contato com uma tribo de índios, que as recebe com carinho. Retribuem a amizade dos índios ensinando-os a cultivar plantas, o que proporciona fartura e saúde a todos. Depois de algum tempo, as três companheiras sentem falta de movimento e partem para a cidade. Lá, são perseguidas novamente e, mais uma vez, atravessam o oceano rumo a novas terras para, finalmente, chegar a um lugar especial, onde podem viver felizes.

PREZADO RONALDO

Prezado Ronaldo 

Artur, ou melhor, Pinguim, tem 12 anos, mora no Rio de Janeiro e adora futebol, mas também gosta muito de ler. Ele resolve escrever cartas para Ronaldo Fenômeno contando um pouco sobre seu cotidiano: de seu Almeida, que tem uma grande biblioteca; de sua dúvida em ser jogador ou escritor; da paixão do Parede, o melhor amigo, por Raquel; e do primeiro jogo no Maracanã de que ele participou. Será que Ronaldo responde?

Qual o Sabor da Lua

Qual o Sabor da Lua?

Os animais estão curiosos para descobrir o Sabor da Lua. Será doce ou salgada? Juntos, eles tentam alcançar a Lua e descobrir a resposta.

QUEM SOLTOU O PUM

Quem soltou o Pum?

 

A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias.
É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum!
Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.

Reciclino Faminto Por Reciclagem

Reciclino Faminto Por Reciclagem

Depois de encontrar no quintal um ovo gigante e de dentro dele sair um dinossauro, Belinha e Fred estão assustados. Isso mesmo: um dinossauro no quintal! Além disso, o bebê dinossauro possui poderes mágicos: ele recicla tudo. Adora reciclar. É faminto por reciclagem! Acompanhe esta aventura amalucada que só um dia chuvoso pode proporcionar.


Rosa - Não Seja Tão Curiosa!

Rosa – Não Seja Tão Curiosa!

A leitoa Rosa gosta de saber sobre tudo – as às vezes sua curiosidade a coloca em sérios problemas! – Rosa, não seja tão curiosa! – os outros animais dizem para ela. Então, um dia eles ouvem um barulho estranho, e Rosa corre para investigar. Será que ela vai se meter em apuros de novo, ou a curiosidade da leitoa vai salvar o dia…?

Sabores Incríveis

Sabores Incríveis

As autoras criaram histórias incríveis sobre os alimentos. São vários textos nos diversos gêneros: prosa, verso, quadrinha, reportagem e paródia. A cada texto, uma parte de atividades com fotos, ilustrações, curiosidades, adivinhas e informações a respeito dos alimentos.

SE LIGA, CHARLES!

  Se liga, charles 

 

Charles é uma criança com jeito de velho. Um dia o menino leva um tombo feio e precisa fi car imóvel na cama por três meses. E é Benjamin, um vizinho de carteira e de bairro, o encarregado de levar para ele as lições de casa. A convivência permite que Benjamin mergulhe no universo do colega, passando a compreendê-lo, a gostar dele e até a procurar sua ajuda.

 

Serra da Capivara.com Os incríveis Desenhos Desses Homens Misteriosos

Serra da Capivara.com Os incríveis Desenhos Desses Homens Misteriosos

O texto é escrito em primeira pessoa pela adolescente Maria. Ela viaja com sua mãe para a Serra da Capivara, um parque arqueológico no Piauí, e apresenta suas descobertas para seu pai via e-mail.
Pai,
Você não tem ideia de como é quente aqui no Piauí. É praticamente verão o ano inteiro, mas à noite é mais fresquinho, e no Parque corre uma brisa legal. E tem tanta coisa pra conhecer…
Hoje eu vi uma escavação arqueológica, ao vivo e em cores. Os arqueólogos gastam horas “catando caquinhos”, ossos e fragmentos de objetos. Tudo pra eles tem valor. Até mesmo a poeira que cobre os ossos tem que ser cuidadosamente retirada, para não danificar o material. 

Em tom informal, o livro tem informações precisas e ilustrações de alta qualidade sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.

SEU VIZINHO E AQUELE QUE MORA AO LADO DO SEU CORACAO Traços Traçados

Traços Traçados

Muitos traços revelam tramas. Essas tramas se transformam em palavras. E palavras viram livros! Com um jogo de palavras inteligente, a autora traça um paralelo entre a construção dos desenhos e dos textos, provocando no leitor uma reflexão sobre o ainda misterioso processo de aquisição da leitura e da escrita, tão desafiador para essa faixa etária.

UM DIA NA ALDEIA

Um dia na aldeia 

 

‘Um Dia na Aldeia’ revela como um típico menino Munduruku assimila naturalmente saberes diversos. Por meio de jogos e brincadeiras, o jovem Manhuari recebe os conhecimentos tradicionais, essenciais para crescer em sintonia com a cultura do seu povo e viver em harmonia com a natureza. Os Munduruku, conhecedores dos astros e das constelações, celebram o cotidiano, os animais, as frutas e outros temas em belas canções e poesias. Assim foi a infância do próprio autor, que hoje a todos encanta com suas memórias e belas histórias.

UMA ELEFANTA E UM HOMEM EM CHITWAN, NEPAL

Uma elefanta e um homem em Chitwan, Nepal

 

Nesta obra, Engelbert Schlögel procura contar como foi o voluntariado com a elefanta Lumna, desde a compreensão de suas necessidades (comer, beber, tomar banho de rio, passear) até o enfrentamento das dificuldades da selva e a vivência com outros animais. Para o autor, o tempo que passou em Chitwan foi cheio de significados, como o respeito que aprendeu a ter pela fauna e pela flora. As ilustrações do livro são de Igor Santos.

Vic

Vic

Vic é uma menina de hábitos bem peculiares – gosta de comer cebola com laranja, banana com shoyo e é fã de romances góticos. Essas particularidades fazem dela uma menina no mínimo diferente. Ela tentará tanto afirmar sua personalidade como ganhar a aceitação da mãe, uma executiva que não pára de trabalhar e não dá atenção para a filha. Vida Simples

Vida Simples

Orlando Pedroso, conhecido como Orlando apenas, é artista gráfico e ilustrador de mais sessenta livros infantojuvenis. Vencedor de vários prêmios, surpreende mais uma vez leitores de todas as idades pela sua originalidade em criar o texto e as imagens do livro Vida simples, que a Global Editora acaba de publicar.
As páginas são bem coloridas, as frases na medida certa, mas são os traços dos desenhos que mais encantam. Simples, bem simples porque para o personagem Irineu a vida era muito simples. Não precisava de mais do que alguns traços para morar. Nem mais do que dois para chegar em casa. Um só para pendurar a roupa.
De traço em traço, um aqui, outro acolá, Irineu chega onde quer, brinca, faz exercícios, ouve músicas, joga bola e, às vezes, também, se enrola no jeito de realizar as coisas. Assim como seu personagem, Orlando adora simplificar tudo, mas sabe que fazer isso é muito complicado.

VOCE CONSEGUE LOLA!

Você consegue Lola!

Lola gosta tanto de doces que está ficando um pouco fora de forma. Mas Márcia tem um plano de alimentação saudável e exercícios para Lola. Então, para se levantar e agir, ela precisa juntar-se aos seus amigos no parque canino.

Você sonhou que me abraçava…

Você sonhou que me abraçava…

Você já abraçou alguém hoje?
Ainda dá tempo.

WINNIE - VOLTA A VOAR

Winnie – volta a voar 

BRUXINHA WINNIE ADORA VOOAR EM SUA VASSOURA. MAS, NOS ULTIMOS TEMPOS, WINNIE E WILBUR TEM TIDO ALGUNS ACIDENTES AEREOS. WINNIE USA UM POUCO DE MAGICA PARA ENCONTRAR UMA MANEIRA SEGURA DE VIAJAR, MAS TALVEZ ELA PRECISE OLHAR A FRENTE DA PONTA DO SEU NARIZ…

Winnie a Bruxinha

Winnie a Bruxinha

Winnie vive em uma casa preta. As cadeiras são pretas, a escada é preta, o chão é preto e as portas são pretas, O problema é que Wilbur, o gato de Winnie,também é preto. Winnie precisará de um pouquinho de mágica para ter certeza de que pode sempre enxergar Wilbur…

 

WINNIE E O DRAGAO DA MEIA NOITE

Winnie e o dragao da meia noite

 

A bruxinha Winnie já está dormindo quando Wilbur ouve algo no andar de baixo. É um filhote de dragão, com fumaça sainda de suas narinas. PUFFF! Como Winnie impredirá que sua casa seja incendiada? Como encontrará a mãe do dragãozinho? Como um pouco de mágica, é claro!

Winnie e o Inverno

Winnie e o Inverno

 

A bruxinha Winnie está cansada do inverno, e Wilbur está cansado de ficar com o bigode congelado. Então, Winnie usa um pouco de mágica para trazer o verão para seu jardim. Porém, assim que Winnie senta em sua cadeira, uma multidão chega para compartilhar a luz do sol…

WINNIE NA PRAIA

 

Winnie na praia 

 

Winnie e Wilbur vão à praia! Winnie ama a água, mas o pobre Wilbur não. Então, enquanto ela salta e mergulha no mar, ele fica na areia, esforçando-se para não se molhar. Até que a vassoura de Winnie é levada por uma onda. Winnie conseguirá ter sua vassoura de volta? Talvez com um pouco de mágica!

Related posts

Leão Gritalhão

Leão gritalhão, uma grande diversão é um livro que convida crianças e adultos a refletir sobre a forma em que nos comunicamos. Pode ser na floresta ou na cidade, não importa a paisagem, o que importa são os vínculos ou relações que criamos. Um dos pontos fundamentais desta história é a simplicidade com que se

Leia Mais

Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado desde 1967, no dia 8 de setembro. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema no mundo todo com ênfase em

Leia Mais