Resenhas de Outubro, 2015

Resenhas de Outubro, 2015

Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.

 

TRAVADINHAS – Eva Furnari

travadinhas

Para compor estas “travadinhas”, a autora inspirou-se na tradicional brincadeira dos trava-línguas: composições verbais cuja repetição de sons provoca dificuldades ao serem faladas em voz alta. Isso torna o texto, além de desafiador, muito engraçado e prazeroso para as crianças. Assim, brincando, pode ser possível tornar mais claras muitas questões ortográficas, sem falar no treino de dicção e no estímulo para a criação de novas travadinhas. As ilustrações, originais e divertidas, casam perfeitamente com o texto, ajudando o leitor iniciante a compreender o que lê.

O TRICÔ DE TINA – Shery Webster

tricodetina

Tina sempre quis tricotar. Ela até sabia as palavras mágicas:

Primeiro um lacinho, depois um nozinho, assim fica pronto bem rapidinho.

Até o dia em que encontrou um novelo de lã e tricotou, tricotou…

Mas em pouco tempo ela se viu em apuro!

MALUQUINHO PELO MUNDO – Ziraldo

maluquinhopelomundo

“Cada país tem o menino maluquinho que merece”, afirma Ziraldo na apresentação do livro, cujas histórias são ambientadas em países dos cinco continentes – uma oportunidade de introduzir o leitor a uma diversidade de cenários, costumes e culturas.

No entanto, como o próprio autor faz questão de ressaltar, as roupas e as panelinhas desses personagens podem ser completamente diferentes, mas o jeito de olhar o mundo e sentir as coisas é o mesmo: deliciosamente maluquinho.

TRÊS VEZES – Ziraldo

tresvezes

O Menino Maluquinho conseguiu reunir, numa mesma história em quadrinhos, três tramas simultâneas e entrecruzadas, cada uma protagonizada por um personagem diferente. Nessas HQs, amigos do Maluquinho como a Juju, o Bocão e o Junim se revezam nos papéis centrais. Na prática, a cada história o leitor é apresentado a uma única aventura, só que contada a partir do ponto de vista de três diferentes personagens. Tudo fica mais claro quando os três protagonistas se encontram numa mesma cena – ou seja, quando as três tramas se enredam na narrativa principal.

OS 33 PORQUINHOS – José Roberto Torero

os33porquinhos

A história dos 3 porquinhos recontada de forma muito diferente. Aqui você pode misturar as histórias e no final serão 33 porquinhos contra um só lobo!

 

O PATINHO FEIO QUE NÃO ERA PATINHO NEM FEIO – José Roberto Torero

PATINHO FEIO

O Patinho Feio pode ser um lindo cisne, de pescoço comprido e asas lindas e longas; pode ser um gavião, forte e de asas largas; um espetacular pavão, com lindas penas e pescoço azul. Quem sabe então um ornitorrinco muito talentoso, astro de uma banda de rock ou um pin-guim patinador de sucesso no polo Sul. Com humor e delicadeza, O Patinho Feio Que Não Era Patinho Nem Feio mostra que uma história pode crescer e ficar bem diferente do que era no começo.

BRANCA DE NEVE E AS SETES VERSÕES – José Roberto Torero

brancadeneve

Segundo Torero, a história de Branca de Neve poderia ser muito diferente daquela que todos conhecem de cor e salteado. Basta alterar um pequeno detalhe para que tudo fique de cabeça para baixo. ‘Pense bem: se Branca fosse uma princesa muito bagunceira, talvez os Sete Anões não quisessem acolhê-la em sua casa. Isso mudaria tudo! Você já imaginou como seria o fim de Branca se ela não tivesse contado com a amizade dos anõezinhos?’, diverte-se o autor.

 

SERAFIM – Bel Linares

serafim

Serafim era um menino que não gostava de ficar para o fim. Por isso, ele não se arriscava em brincadeiras desconhecidas nem em responder para a professora quando não tinha certeza, por puro medo de errar. O que Serafim não sabia é que agindo assim ele acabava ficando mesmo para o fim, porque nunca se divertia, nunca participava de nada e ficava completamente deslocado da turma. Será que ele conseguiu superar este sentimento?

ZÉ MURIETA, O HOMEM DA CAPA PRETA – Liulian Sypriano

zemurieta

Na casa grande e amarela acontece cada coisa que só você vendo para acreditar. Crimes, seqüestros, moradores misteriosos, fantasmas, gatos, ratos e um montão de gente aprontando a maior confusão. Você também participa, brinca de detetive, desvenda mistérios e descobre mil coisas com a turma da Casa Amarela.

O MACACO QUE CALCULAVA – Anna Flora

o macaco que calculava

Neste volume, a autora conta a história dos macacos que se reúnem em uma roda, a roda dos problemas, para resolver cálculos.
Até que um dia eles se deparam com um problema muito complicado, e, mesmo com toda a macacada reunida, ninguém conseguia resolver a questão. Quem poderia ajudar? Claro! O professor Pitágoras, que já estava aposentado, mas aceitou o desafio e acabou reabrindo a A.M.A. Ficou curioso para saber o que é? Descubra, lendo ‘O Macaco que calculava.

 

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

SEXTA VERDE NA TRILHAS

🍃 Vamos de receitinha vegana para nossa sexta verde? Empadão de palmito, feito aqui na

plugins premium WordPress