Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.
Confiram!
MALUQUINHO PELO MUNDO – Ziraldo
No livro, Maluquinho usa a internet para entrar em contato com seus pares mundo afora. E é por meio de animados chats que ele conhece e apresenta o angolano António Maluco, o argentino Pibe Piola, o egípcio Mahlu Al Kim, o francês Petit Fou, o indiano Malukesh, o mexicano Loquito, só para citar alguns. Assim como o garoto brasileiro, todos têm uma turma bem animada e vivem aprontando confusões.
“Cada país tem o menino maluquinho que merece”, afirma Ziraldo na apresentação do livro, cujas histórias são ambientadas em países dos cinco continentes – uma oportunidade de introduzir o leitor a uma diversidade de cenários, costumes e culturas. No entanto, como o próprio autor faz questão de ressaltar, as roupas e as panelinhas desses personagens podem ser completamente diferentes, mas o jeito de olhar o mundo e sentir as coisas é o mesmo: deliciosamente maluquinho.
ALMANAQUE MALUQUINHO: JULIETA NO MUNDO DA CULINÁRIA – Ziraldo
Chega às livrarias de todo o país Julieta no mundo da culinária – Almanaque Maluquinho, mais um lançamento da Editora Globo com os personagens de Ziraldo. Aos comandos de Julieta, a Turma do Menino Maluquinho invade a cozinha para uma verdadeira aula de culinária. Além de histórias em quadrinhos superdivertidas, Julieta ensina a fazer seis receitas fáceis e práticas, que dão água na boca só de ler!
ALMANAQUE MALUQUINHO: O SOM DA TURMA – Ziraldo
Assim como são sete as notas musicais, são sete as histórias em quadrinhos do Almanaque Maluquinho ? O som da turma, mais um lançamento da Editora Globo com os personagens de Ziraldo. Desta vez, Simone, a artista da turma do Menino Maluquinho, mostra todo seu talento e ainda apresenta muita informação sobre o mundo da música com linguagem fácil e divertida. Entre no ritmo da turma.
ALMANAQUE MALUQUINHO: LÚCIO E OS LIVROS – Ziraldo
Lúcio é o personagem da Turma do Menino Maluquinho que mais gosta de ler. Ele lê tudo o que encontra pela frente, desde ‘o jornal que embrulha o peixe até a bula do remédio’, como descreve Ziraldo na apresentação de mais um lançamento da Editora Globo, o Almanaque Maluquinho – Lúcio e os Livros. Desta vez, o protagonista das histórias em quadrinhos é o intelectual da turma. É ele quem nos conduz pelo mundo dos livros de um jeito divertido e interessante. E entre uma história e outra, Lúcio explica como se deu a origem das palavras, fala sobre a história da literatura, apresenta grandes autores e muito mais.
ALMANAQUE MALUQUINHO: SHIRLEY VALÉRIA TÁ NA MODA – Ziraldo
O Almanaque Maluquinho – Shierley tá na moda, mais um lançamento da Editora Globo com os personagens de Ziraldo. As histórias são comandadas pela Shirley, que dá muitas dicas de moda para toda a Turma.
São 7 histórias em quadrinhos e 6 curiosidades, em que a Shirley, a menina mais fashion da Turma do Menino Maluquinho, mostra tudo o que entende de moda e ainda conta um pouquinho sobre a história e fatos curiosos desse tema tão atual e presente na vida das pessoas.
MALUQUINHO PEGA NA MENTIRA – Ziraldo
Você já contou uma mentira? Se disser que não, já está mentindo!, afirma Ziraldo na abertura de seu novo livro em quadrinhos, Maluquinho pega na mentira, publicado pela Globinho. De história de pescador até causo com extraterrestre, Maluquinho e sua turma mostram que contar mentira não é para qualquer um. Exige criatividade, talento e esperteza. Quando a mentira é bem contada, é tão inacreditável que parece até verdade. Ela pode até safar alguém de algumas situações embaraçosas, mas, no fundo, o que a turma mostra é que a mentira tem perna curta. No universo infantil, com a fértil imaginação das crianças, é comum inventar muitas histórias. Algumas delas podem ser para se divertir, para pregar peças nos amigos ou até para se livrar de tarefas chatas, como fazer lição de casa ou tomar banho. É justamente para brincar com essas nuances que o pai do Menino Maluquinho reuniu neste álbum treze histórias em quadrinhos. Seus personagens contam uma lorota atrás da outra, sempre com bom humor e muita maluquice. E nesse clima de descontração Ziraldo convida seus leitores para conhecer as mentiras que Maluquinho, Julieta, Bocão e companhia andam contando por aí. E deixa claro: as histórias podem não ser verdadeiras, já que são obras de ficção, mas também não podem ser chamadas de mentira, afinal, acontecem no mundo dos personagens e na imaginação de cada um.
TRÊS VEZES MALUQUINHO – Ziraldo
O Menino Maluquinho conseguiu reunir, numa mesma história em quadrinhos, três tramas simultâneas e entrecruzadas, cada uma protagonizada por um personagem diferente. Nessas HQs, amigos do Maluquinho como a Juju, o Bocão e o Junim se revezam nos papéis centrais. Na prática, a cada história o leitor é apresentado a uma única aventura, só que contada a partir do ponto de vista de três diferentes personagens. Tudo fica mais claro quando os três protagonistas se encontram numa mesma cena – ou seja, quando as três tramas se enredam na narrativa principal.
NA TRILHA GRAMÁTICA – CONHECIMENTO LINGUÍSTICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO –
Luiz Carlos Travaglia
Este livro busca orientar o professor sobre como fazer o ensino de gramática nas séries iniciais do Ensino Fundamental com foco em uma alfabetização e letramento mais efetivos. O autor parte de princípios básicos para o ensino em geral, apresenta apções fundamentais para o ensino de língua materna e de gramática e termina com a prática de sala de aula por meio do que ele chama de “projetos” atividades sobre tópicos diversos, elaboradas com base em textos de fontes e gêneros diferentes. Sem dúvida, uma proposta que mostra como o ensino de gramática, mediante o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos, pode ser essencial à alfabetização e ao letramento.
O LIVRO DAS VIRTUDES – William J. Bennett
Este livro reúne textos de muitas épocas e muitos lugares. Da bíblia a Shakespeare, de Esopo aos irmãos Grimm, de Aristóteles a Emily Dickinson, do folclore africano a discursos de Lincoln, de Oscar Wilde a Martin Luther King. São passagens, histórias, contos e poemas que ilustram dez virtudes essenciais para a formação moral de qualquer cidadão. Um livro para a família, para o leitor jovem ou maduro, para ser lido, relido e contado. Um tesouro para ser partilhado.
FIGURAS DO INFANTIL – A PSICANÁLISE NA VIDA COTIDIANA COM AS CRIANÇAS – Leandro de Lajonquière
A infância não é um mal necessário, nem condição próxima ao animal, nem simples pecado, menos ainda fonte de erros – como sustenta a tradição inaugurada por Platão, recuperada por Santo Agostinho, remoçada por René Descartes. Tampouco é um precipitado de sinceridades ou de bondades naturais.
Justamente, não se trata de invertermos, mais uma vez, o platonismo na trilha já aberta por Jean-Jacques Rousseau. Trata-se, sim, de pensar a infância além do registro habitual de idade natural da vida ou de humanidade pré-formada, passível de padecer representações sociais diversas, segundo a época e a geografia, ora a ser preservada, ora ultrapassada.