Resenhas de Dezembro, 2015

Resenhas de Dezembro, 2015

Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.

 

HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA – Monteiro Laboato

CAPA_hist.pdf

Se folclore é a sabedoria do povo (do inglês folk, povo e de lore, sabedoria), quem melhor que Tia Nastácia para contar histórias e causos do folclore nacional? Em torno da cozinheira do Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho, Narizinho e Emília passam horas ouvindo desde clássicas fábulas da literatura mundial a contos populares brasileiros.

FÁBULAS – Monteiro Lobato

fabulas

Fábulas, de Monteiro Lobato, saiu pela primeira vez em 1922. Neste livro, o criador do Sítio do Picapau Amarelo reconta fábulas de Esopo e La Fontaine e publica algumas de sua autoria. Adaptadas para o universo do Sítio, as fábulas estimulam a participação de todos os personagens através de perguntas e críticas. Nesta nova edição da obra de Lobato, cada volume adaptado é ilustrado por um artista diferente que apresenta a sua interpretação dos personagens. “Fábulas” é ilustrado por Alcy Linares, um dos ilustradores de livros infantis mais premiados no Brasil.

O ÚNICO E VERDADEIRO REI DO BOSQUE – Iban Barrenetxea

o unico e verdadeiro rei do bosque

Em um lindo bosque de bétulas, os irmãos Jaska, Kaspar e Másia vivem tranquilamente em uma minúscula casa de madeira. Na primeira manhã de inverno, porém, uma série de acontecimentos mudará completamente suas vidas. Isso porque Másia quer porque quer um cachecol de pele de lobo – e ninguém melhor que seus irmãos para caçar no bosque.

O PEQUENO REI E O PARQUE REAL – José Roberto Torero

o-pequeno-rei-e-o-parque-real-jose-roberto-torero-857302836x_200x200-PU6eb43134_1

O pequeno rei é um menino loirinho, branquinho e de olhos azuis. E detesta quem não é como ele. O problema é que as outras crianças que brincam no Parque Real são de outras cores, outros tamanhos e outros jeitos. O que ele vai fazer com estas crianças tão diferentes? Como é que se vive com semelhantes que não são tão semelhantes assim?

A CAIXA DE PANDORA – Adriana Bernardino

a caixa de pandora

Prometeu era um titã, criatura gigante e imortal. Quando houve a terrível guerra entre deuses e titãs, fingiu estar ao lado dos deuses, ganhando sua proteção. Alguns anos depois, porém, roubou-lhes o fogo e entregou-o aos homens, pelos quais tinha imenso carinho, pois os havia modelado, um a um, com barro e lágrimas. Por sua desobediência, foi acorrentado no Monte Cáucaso por 300 anos. Sua maldição era ser torturado, todos os dias, por uma águia que lhe destruía o fígado. A irresistível Pandora (em grego, “todos os dons”) e sua caixa foram as armadilhas enviadas por Zeus a Epimeteu, irmão de Prometeu, para castigar a todos.

O OURO DE MIDAS – Adriana Bernardino

o ouro de midas

Midas era um ambicioso rei que governava a cidade mais florida da Grécia: Frígia, local que atraía inúmeros visitantes, seduzidos por sua incomparável beleza.

No entanto, desde que seus olhos fitaram pela primeira vez o ofuscante brilho do ouro, uma incontrolável e cega paixão o possuiu.

Dionísio, deus do vinho, alimenta a obsessão do rei e concede a ele o poder de transformar qualquer coisa em ouro… Tornou-se Midas o homem mais feliz da Antiguidade?

AS EXPERIÊNCIAS DE TÍBIO E PERÔNIO – Flavio de Souza

as experiencias de tibio e peronio

Os dois irmãos gêmeos, e gênios, saíram da televisão para entrar neste livro e contar as experiências que fazem no laboratório, aprontando mil trapalhadas e confusões.

HISTÓRIA DE DOIS AMORES – Carlos Drummond de Andrade

história de dois amores

Osbó era um elefante de bem com a vida… até descobrir um ‘pulgo’ instalado atrás de sua orelha. No início, os dois viram grandes amigos – viajam, enfrentam guerras, riem e choram. Até Pul, o pulgo, começar a dar ordens a torto e a direito (ele tinha uma personalidade difícil). Mas pra tudo existe uma solução. E, em muitos casos, essa solução é aquela coisa que todo mundo sente, que dizem que move até montanhas. Pois é, como disse o próprio Drummond – ‘Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?’.

CONTOS DE ADIVINHAÇÃO – Ricardo Azevedo

contos de adivinhaçao

Já ouviu falar de um rei infeliz que vive atazanando os súditos com adivinhas? Ou do velho soldado que, para escapar da morte, inventa poesia? Da estranha moça que só aceita se casar com quem se esconder e ela não puder encontrar? Assim são as histórias deste livro: divertidas e instigantes. Todas resgatadas por Ricardo de Azevedo da rica cultura popular brasileira.

O PILOTO E O PEQUENO PRÍNCIPE – A VIDA DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY –

Peter Sís

o piloto e o pequeno principe

Mundialmente conhecido como o autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry foi piloto de profissão. Ele nasceu na França, em 1900, justamente na época em que foram inventados os aviões, e foi uma das primeiras pessoas no mundo a entregar correspondências via aérea.

Nesta biografia escrita e ilustrada por Peter Sís, os leitores vão descobrir como Antoine ajudou a criar novas rotas para lugares distantes, os acidentes que sofreu e as suas reflexões enquanto estava nos céus – que depois o inspiraram a escrever sobre suas experiências -, além de muitas outras histórias dessa figura tão apaixonante.

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

plugins premium WordPress