Vitaminas C, D, E, zinco, magnésio…saiba por que esses nutrientes são tão importantes para a gestante

 

 

 

 

 

 

 

 

Vitamina C

Ela é indispensável no cardápio da gravidez, pois, além de auxiliar nas defesas do organismo contra as doenças, contribui para a absorção do ferro, o mineral que previne a anemia. As principais fontes são acerola, kiwi, laranja, tomate, morango, abacaxi, abóbora, pimentão e alho-poró.

 

Vitamina D

É responsável pela absorção do cálcio pelo organismo e, dessa maneira, também contribui para o crescimento dos ossos e dos dentes do bebê. Pode ser encontrada em ovos, cereais e peixes mais gordurosos, como sardinha, cavala e atum. Ela também é sintetizada pelo corpo quando ficamos expostos ao Sol.

 

Vitamina E

Funciona como um poderoso antioxidante: protege o organismo da mãe da ação de toxinas e também as células do bebê que estão se desenvolvendo. Ela é responsável pela regeneração dos tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos. Um estudo concluído em 2006 por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, revelou que a baixa ingestão de vitamina E durante a gravidez pode predispor a criança a desenvolver asma por volta dos 5 anos de idade. Esse nutriente é encontrado em azeite de oliva, gema de ovo, fígado, gérmen de trigo, óleo de girassol, arroz, amêndoa, nozes, castanha-do-pará, vegetais folhosos e legumes.

 

Zinco

Atua na cicatrização dos ferimentos e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. A produção de material genético, como o DNA, também depende desse nutriente, por isso ele é tão importante durante a gravidez. Suas fontes são carnes, peixes, ostras e crustáceos, iogurte, gérmen de trigo, ovos e cereais enriquecidos.

 

Magnésio

Contribui para a formação e o crescimento dos tecidos. Também ajuda a relaxar as artérias e o útero, evitando o aumento da pressão arterial e as contrações inadequadas. A carência desse mineral pode causar fadiga durante a gravidez. Suas principais fontes são cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água-de-coco.

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais