Pesquisadores da Universidade de Yale descobrem fungo capaz de degradar plástico


Fungo encontrado em planta da Amazônia Equatoriana mostra evidências de bioatividade quando exposto ao poliuretano

Em uma viagem de seu programa experimental de ensino pela Amazônia Equatoriana, pesquisadores da Universidade de Yale encontraram um novo fungo, o Pesralotiopsis Microspora, que é capaz de degradar plásticos, como o poliuretano.

A descoberta foi publicada no periódico científico Applied and Environmental Microbiologye pode ajudar cientistas e ecologistas em encontrar uma forma eficiente de decompor o plástico em aterros ou em outros ambientes com acúmulo do plástico.

De acordo com os cientistas, o fungo é capaz de sobreviver exclusivamente em uma dieta restrita ao poliuretano, sendo capaz de decompor o plástico em condições anaeróbicas. Normalmente, mais de 150 anos seriam necessários para a sua decomposição na natureza.

O poliuretano é um tipo de plástico rígido, de fibras sintéticas, espumas, componentes eletrônicos e isolantes térmicos. Assim como os outros tipos de plástico, sua reciclagem ou decomposição é demorada.

FONTE: National Geographic Brasil

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais