Pais que participam da educação dos filhos

Pais que participam da educação dos filhos

Relatório publicado por organização de ativistas mostra que o envolvimento do pai afeta as crianças tanto quanto o envolvimento da mãe.
shutterstock_117189670-1024x605
A MenCare, organização ativista sobre paternidade que está presente em mais de 30 países, divulgou uma pesquisa intitulada O Estado dos Pais do Mundo, em tradução livre, que diz que filhos se tornam mais bem sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório divulgado recentemente também fala da importância da participação nas tarefas diárias das crianças.

 

As 288 páginas analisa quase 700 estudos de vários países e constata que os próprios pais também apresentam melhoras na saúde física e mental quando são mais presentes na vida dos filhos. “Quando os homens assumem um papel de cuidador, o envolvimento do pai afeta a criança da mesma forma que o envolvimento da mãe”, diz o relatório.

 

Para as crianças, os benefícios são grandes: há melhora no desenvolvimento cognitivo, no desempenho escolar e menores taxas de envolvimento com crimes ou atividades ilegais. A interação com o pai também é importante para desenvolver empatia e habilidades sociais em filhos e filhas. Mas atenção! A MenCare afirmou que não pretende que o relatório questione a relação entre mães e filhos ou coloque o papel da mãe em segundo plano: cada membro da família tem uma função importante e indispensável na formação dos filhos.

 

Saúde para pais e para filhos
O estudo também chegou a uma conclusão inesperada: o envolvimento na educação dos filhos interfere até na saúde dos pais. Quem participa mais da vida familiar é mais saudável e mais feliz, porque o envolvimento profundo com os filhos é uma das mais importantes fontes de bem-estar.

 

“Estudos mostram que pais que relatam conexões próximas e não violentas com os filhos vivem mais, têm menos problemas de saúde mental ou física, são menos propensos ao abuso de drogas, mais produtivos no trabalho e relatam ser mais felizes do que os pais que não têm esta conexão com os filhos”.
O documento também afirma que o maior envolvimento dos pais na educação incentiva as filhas a procurarem carreiras que normalmente são escolhidas por homens e incentiva os meninos a participarem mais dos serviços domésticos.

 

Esse novo estudo complementa outros relatórios divulgados anualmente pela organização Save The Children desde 1999, chamado Estado das Mães do Mundo, e pela Unicef com o nome de Estado das Crianças do Mundo, esse publicado desde 1996.

 

 

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

plugins premium WordPress