Notícia dos condutores eletrizados – 5º ano

Neste trimestre a turma do 5º ano realizou estudos sobre a “matéria e energia”. Os alunos sentiram-se atraídos pelo tema, criaram hipóteses e estudaram vários textos. Entraram em contato com esse assunto em uma visita ao Parque de Ciências Newton Freire Maia onde observaram várias formas de obter energia, importância da energia para a humanidade, mas também que ela pode traze prejuízos  ao meio ambiente.

Para que a aprendizagem ocorresse os alunos precisaram explorar circuitos elétricos, ver na prática a energia estática e a eletrodinâmica, aprender que existem materiais condutores e isolantes e saber que a energia pode estar armazenada em uma pilha ou em uma estação elétrica. Tudo isso para terem questionamentos como: por que uma lâmpada acende? Como funciona um interruptor? De que maneira as pilhas guardam energia? O mais proveitoso foi que os alunos puderam usar suas experiências para pensar nas questões que os circundam, como a luz de casa. Quanto mais dúvidas surgiram e questões foram formuladas, maior foi o sucesso na aprendizagem. Percorrer esse caminho – oferecer desafios para os alunos resolverem e depois pedir que eles lessem a respeito – fez com que a experiência não fosse apenas à comprovação do que o texto ensinou, mas mais um elemento de discussão.  Realizaram vários experimentos para comprovar as teorias e hipóteses levantadas. Quando os alunos alcançaram uma base sobre o assunto, pode-se incluir produções científicas, e a produção de textos sobre o tema.

O enfoque das relações entre os seres vivos e não-vivos, matéria e energia, aplicado aos múltiplos conteúdos da temática ambiental, ofereceu subsídios para a formação de atitudes de respeito à integridade ambiental, percebendo que a natureza tem ritmo próprio de renovação e reconstituição de seus componentes.

Os fundamentos científicos subsidiaram a formação de atitudes dos alunos. Não basta ensinar, por exemplo, que não se deve jogar lixo nas ruas ou que é necessário não desperdiçar materiais, como água, papel ou plástico. Para que essas atitudes e valores se justifiquem, para não serem dogmas vazios de significados, foi necessário informar sobre as implicações ambientais dessas ações. O desperdício de materiais, pode significar a intensificação de extração de recursos naturais, como petróleo e vegetais que são matéria-prima para a produção de plásticos e papel.

Ao realizarem procedimentos de observação e experimentação, os alunos buscaram informações estabeleceram relações entre elementos dos ambientes, subsidiados por informações complementares oferecidas por outras fontes ou pela professora.

Mas não foi só isso, desse grande estudo surgiu o nome da nossa turma “CONDUTORES ELETRIZADOS” e os alunos escreveram os motivos que levaram a essa escolha. Vejam que lindo!

CONDUTORES ELETRIZADOS

“Nós escolhemos o nome Condutores Eletrizados porque tem a ver com o que nós estudamos sobre eletricidade, e porque condutor é o que conduz energia e eletrizados por que todos os corpos têm energia.”

Humberto e Pietra.

O porquê do nosso nome?

“Escolhemos esse nome: Condutores eletrizados, pois tem haver com a música e o que estamos aprendendo. E como nós somos alunos do 5º vamos conduzir ideias e conhecimentos.”

Maria Eduarda e Luiza.

Condutores Eletrizados!!!

“Nossa turma está estudando sobre os tipos de energia, o nome da turma foi decidido estudando como: Condutores Eletrizados. Escolhemos esse nome, pois todos os corpos têm energia e são eletrizados. Não basta ter apenas a energia, para que ela seja útil é preciso de um condutor.”

Enzo e João

Condutores Eletrizados

“Escolhemos este nome, pois estamos estudando sobre energia nas aulas de ciências e vamos estudar mais a adiante. Como somos os mais velhos da escola, somos condutores de exemplos para os menores. Nossa professora disse que somos bastante eletrizados e nisso juntou condutores com eletrizados e ficou Condutores Eletrizados.”

Gustavo Romeo Pimentel e Matheus Hoffmann

PORQUE NOME DE TURMA?

“O nome Condutores Eletrizados foi escolhido pela turma do 5º ano porque estamos estudando esse tema. E a energia é muito importante e necessário para nós seres humanos. Eletrizados, pois significa cheio de eletricidade, mas sem os fios condutores não há energia!”

Laura e Karina

Por que o nome de turma?

“Ao falar de eletricidade percebemos que a maior parte dos corpos que estudamos em ciências é eletrizado, ou seja, tem energia, e também adicionamos condutores, pois a pilha tem energia, mais sem o condutor ela não serve para nada. O bom condutor quando conectado a pilha através de um fio de cobre, que é coberto pelo isolante plástico ou borracha, conduz a energia.”

Letícia M.Z e Giulia M.L