Mobilize-se para garantir aprovação no Congresso do aumento dos impostos dos Cigarros

Mobilize-se em favor da Saúde Pública

A Presidência da Republica enviou ao Congresso Nacional, nesta primeira semana de agosto, a medida provisória (MP) 540, que prevê a mudança no regime de tributação de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros, que entrara’ em vigor a partir de 1º de dezembro deste ano, e representará  um aumento da carga tributária para o setor, de 60% para 81%, para as empresas que optarem pelo regime geral. Por este regime, a alíquota de IPI será de 45% sobre o preço no varejo a partir de dezembro. A carga inclui ainda 11% de PIS e 25%, em média, de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e estabelece um preço mínimo para o maço de cigarro vendido no Brasil.

Mas Lembre: Toda MP, editada pela Presidência da República, tem força de lei e vigência imediata, mas perde a eficácia se não for convertida em lei pelo Congresso em até 60 dias, prorrogáveis por mais 60.

Porém, as empresas terão a opção de aderir a um regime especial, que será definido por decreto, que é mais brando em termos de carga tributária. Só será possível saber se haverá aumento da carga tributária para as empresas em regime especial depois que as alíquotas forem definidas entre a Receita Federal e o Ministério da Fazenda. Não se sabe se haverá  aumento de carga tributária. Vai depender do ministro. A Receita só vai definir as alíquotas depois.

O aumento da carga de impostos para cigarro é imprescindível para que se desestimule o consumo e conteha a epidemia do tabagismo estando previsto na Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinado por 172 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram a reduzir o consumo de cigarro e demais derivados do tabaco.

Você pode ajudar a acelerar este processo escrevendo ao seu Deputado Federal e ao Seu Senador da Republica via e-mail ou ligando gratuitamente para o 0800 do Alô Senado:

Alô Senado

e-mail dos Deputados Federais

e-mail dos Senadores da República

Participe, além da sua saúde e da sua família está em jogo a saúde financeira do Tesouro Nacional, afinal tabagismo é uma doença evitável e que gasta cerca de 10% da verba do SUS.

Procure ajuda do seu médico ou do Pneumologista e Pare de fumar!

FONTE: Pulmão SA

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais