Homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

Ilustre educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire completaria 100 anos em setembro de 2021. Seu legado lhe proporcionou a posição de um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. 

 

O método Paulo Freire reconhecido e premiado em âmbitos nacionais e internacionais, consiste em conscientizar o aluno, ou usando as expressões do próprio Paulo Freire, ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. Para Freire, o ensino ocorre a partir do diálogo entre professor e aluno, com a função de desenvolver a capacidade crítica e preparar os estudantes para sua emancipação social. Além disso, Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir conhecimento, porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação e a produção de conhecimentos. 

 

Reconhecido, desde 2012, como o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire é considerado o brasileiro mais vezes laureado com títulos de Doutor Honoris Causa pelo mundo. No total, recebeu homenagens em pelo menos 35 universidades, entre brasileiras e estrangeiras, como a Universidade de Genebra, a Universidade de Bolonha, a Universidade de Estocolmo, a Universidade de Massachusetts, a Universidade de Illinois e a Universidade de Lisboa. Em 1986, Freire também recebeu o Prêmio ‘‘Educação para a Paz’’, concedido pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura.

 

Segundo Paulo Freire, não é possível adotar diretrizes pedagógicas sem que elas orientem a prática, até em seus aspectos mais corriqueiros. “As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos”, escreveu o educador. “Como, na verdade, posso eu continuar falando no respeito à dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, se o inibo com minha arrogância?” 


Paulo Freire teve uma sólida jornada acadêmica e profissional, em 1963, em Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês, um dos seus feitos mais notáveis. Entre 1989 e 1991 foi secretário municipal de Educação de São Paulo. Foi nomeado Doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Morreu em 1997, de enfarte.

 

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
Paulo Freire

Fontes:
Nova Escola
G1

Related posts

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais

Feliz Dia das Mães

MÃES As mães não inventaram o Dia das Mães, o comércio inventou o Dia das Mães. As mães inventaram o colo carinhoso, o beijo lambuzado de sorvete, o abraço cheio de areia e barro, as mãozinhas sujas de tinta em seu vestido novo. As mães inventaram o doce olhar lacrimoso no dia do casamento do

Leia Mais

Evento Laços de Família

No dia 30 de abril,tivemos um sábado mais que especial aqui na escola! Nossa comunidade escolar estava toda reunida para uma manhã cheia de atividades culturais e artísticas em nosso Laços de Família! Confira as imagens dos Retratos de Família: Confira também as fotos do evento:

Leia Mais