Chegou a Festa Junina!

“O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração…”

Trecho da música Sonho de papel, Carlos Braga e Alberto Ribeiro.

A Escola Trilhas descobre e vivencia os regionalismos da cultura brasileira ao longo de todo ano.  Mas é na preparação e realização da Festa Junina que a diversidade de expressões culturais é experimentada de modo mais intenso. A Festa Junina é, tradicionalmente, o maior evento da escola. Nela, a celebração do modo de vida no campo, as tradições populares e o folclore nos deslocam para um tempo de simplicidades e confraternizações que deixaram saudades.

Este ano a Festa Junina terá como tema os regionalismos da música brasileira. Além da participação do nosso Boi Trilheiro, com sua famosa toada “ê boi bonito, ê boi bumbá, ê boi do Paraná”, o festejo contará ainda com uma seleção de músicas oriundas de diferentes regiões do país, uma mostra das ricas variações de gênero e estilo de nosso cancioneiro. Nessa seleção, em meio a músicas do folclore brasileiro, estão cantigas de Lia de Itamaracá, Alvarenga e Ranchinho, Belarmino e Gabriela. As apresentações das turmas se inspiram em elementos das danças populares enfatizando aspectos locais das tradições juninas. O grupo CAI CAI BALÃO, do nosso professor Paulo de Nadal, acompanhará ao vivo as turmas em cada apresentação.

As turmas, durante os meses de maio e junho, pesquisaram sobre as especificidades dessa festa: comidas, vestimentas, danças, músicas. Todo esse trabalho chega ao seu ponto alto na festa, onde as crianças dançam, cantam, divertem-se, saboreiam comidas típicas e vivenciam na prática tudo o que foi conversado em sala.

BARRAQUINHAS

Brincadeiras

• Pescaria, rabo do burro, boca do palhaço, boliche, argolas, entre outras.

Horário de funcionamento: 9h às11h30 e 14h às17h.

Comidas

• Canjica e pinhão
  • Doces diversos
  • Pipoca, algodão doce e milho verde
  • Cachorro- quente (mini para as crianças e grande para os adultos) e buraco quente (pão com carne moída)

Horário de funcionamento: 9h às12h e 14h às17h30.

Bebidas

• Quentão com suco de uva e especiarias (sem álcool), “cházão” (nosso tradicional chá com frutas e especiarias).
  • Refrigerantes diversos – demos preferência aos produtos nacionais, optando por consumir refrigerantes da marca Cini.
  • Suco e água – nos galões distribuídos pela escola.

HORÁRIOS

Infantil II, III, IV – 9h às 12h30.

Infantil V e Ensino Fundamental – 14h às 18h.

Observação: Das 12h30 às 14h fecharemos a escola para a organização da festa do período da tarde.

* Para mais informações, fale conosco.