Saiba como ensinar seus filhos sobre finanças 

5478_2_L

Para que seus filhos saibam lidar com dinheiro e seus gastos no futuro, é importante que comecem a ter este conhecimento desde criança.

Algo essencial que as crianças devem ter, apesar da resistência de muitas pessoas quanto a isso, é uma educação financeira: entender o valor do dinheiro e fazer o melhor uso dele é algo com que terão de lidar, cedo ou tarde – e, neste caso, quanto antes, melhor.

Como explica o Guia Bolso, não é um assunto simples para adultos e muito menos para crianças. Por isso, o responsável por ensinar às crianças a importância do dinheiro deve ter paciência, persistência, abordar conceitos relacionados ao assunto e, principalmente, ter abordagens mais criativas.

Veja algumas dicas sobre como educar seus filhos sobre finanças:

1- Não faça da educação financeira infantil um tabu na sua casa

Para quem realmente deseja introduzir o assunto no ambiente familiar, o primeiro passo deve ser falar sobre dinheiro de uma forma natural, pois quanto mais familiarizados com o tema estiverem, mais facilidade terão para lidar com ele e para fazer as melhores escolhas financeiras.

Explique conceitos básicos, como orçamento, salário, gastos, cartão de crédito, etc.

2- Utilize o sistema de mesada

A mesada é instrumento útil para a educação financeira infantil, principalmente porque o dinheiro passa a ser responsabilidade da criança e, também, as escolhas financeiras e consequências delas. Assim que ela já souber sobre dinheiro e conceitos relacionados, defina uma mesada e explique que ele é o único responsável pela verba, tal como decidir como gastá-la.

3- Defina o valor de mesada

Para os pais, o problema pode ser definir qual o melhor valor da mesada. Para chegar a essa conclusão, alguns pontos devem ser considerados: a quantia disponível no orçamento da família, a natureza dos gastos da criança e qual o nível de responsabilidade financeira que deseja que ela tenha.

A mesada deve ser determinada de acordo com o estilo de vida e hábitos da criança – sem fugir do orçamento financeiro familiar, claro.

4- Mostre a importância de controlar gastos

A princípio, pode ser que a criança não tenha noção de que o valor recebido pode acabar antes do tempo de receber a próxima mesada. Ajude seu filho mostrando como ele pode criar um orçamento pessoal, controlando suas despesas e indicando como ter um controle financeiro.

5- Estimule o hábito de poupar

Utilize a mesada também para mostrar para a criança como o hábito de poupar pode ser proveitoso. Dê um cofre para seu filho e explique como funciona o processo de economizar dinheiro, incentivando-o a guardar certa quantia toda semana ou mês.

6- Utilize outras ferramentas 

Sites como a Turma da bolsa e o Banco da Criança podem ilustrar e divertir a criança ao mesmo tempo em que essa aprende sobre finanças.

Fonte: InfoMoney .

Related posts

Confiram como foi o Encontro com os Avôs e Avós na Trilhas

Encontro com avôs e avós na Escola Trilhas A Trilhas promove este encontro entre diferentes gerações, ciente da importância da transmissão e da construção de valores e da cultura através das memórias, experiências e ações dos avôs e avós. Agradecemos a todos os avôs e avós que compareceram e tornaram esta semana incrivelmente especial, até

Leia Mais

Confira como foi a Colônia de Férias da Escola Trilhas!

Neste mês de julho, foram muitos momentos de diversão e alegria nas duas semanas da colônia de férias! Ateliês de artes plásticas, teatro de fantoches, contação de histórias, culinária, atividades de movimento, brincadeiras coletivas, jogos dramáticos, brincadeiras cantadas e gincanas. Em alguns dias, o sol resolveu aparecer e iluminar ainda mais nossos dias aqui na

Leia Mais

Sexta Verde

Desde 2018, a Trilhas adotou a campanha mundial que estimula a redução do consumo de carnes e outros alimentos de origem animal como estratégia essencial para a sustentabilidade do planeta A campanha Segunda sem Carne é um movimento mundial que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de

Leia Mais