- Icterícia fisiológica
É comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada da pele dos branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.
- Resfriados comuns
A partir do quarto mês, período em que as mães voltam ao trabalho, é comum que o bebê tenha resfriados.
- Bronquiolite
Trata-se de uma infecção viral e geralmente acomete bebês com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos. Pode ser confundida com uma gripe, porém, difere-se pelo chiado no peito, causado por bronco espasmos.
- Infecção urinária
É comum a partir dos três meses até um ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente a criança apresenta febre, mas não tem sinal de resfriado ou gripe.
- Bebê Chiador
É o nome dado a bronquite, que pode ocorrer em decorrência a uma gripe, ou à asma brônquica, que tem como desencadeador um processo alérgico.
- Otite
A infecção de ouvido ocorre geralmente quando a criança está gripada e com congestão nasal. Costuma apresentar febre alta.
- Pneumonia
A pneumonia é uma infecção mais grave dos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactéria.
- Infecções respiratórias das vias aéreas superiores
São as laringites ou faringites. É comum a partir dos quatro meses, quando a criança começa a frequentar a escolinha. Nesse caso, a criança tem febre associada a coriza (nariz entupido ou escorrendo).
- Varicela
A varicela, conhecida como catapora, é causada pelo vírus herpes zoster. O contágio é por saliva, espirro ou tosse. Também ocorre quando as mãos entram em contato com vesículas contaminadas de alguém doente.
- Diarreias
As diarreias ocorrem por transmissão de vírus. É comum principalmente em bebês que ficam em berçários. Geralmente a criança fica caidinha e precisa de muita hidratação.
- Dermatite atópica
Doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. Pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
- Tosse alérgica
É um tipo de tosse seca persistente que surge sempre que o bebê entra em contato com a substância alergênica.
Fonte: Pais e Filhos.