alt

Os doces começam a fazer parte da diversificação alimentar das crianças, em média, aos 13 meses, segundo os resultados preliminares do projeto“EPACI Portugal 2012 – Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento na Infância”, realizado pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O projeto analisou uma amostra constituída por mais de 2.000 crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses de idade, da região norte do país.

 Os resultados mostram ainda: que durante o segundo e terceiro anos de vida 10,7 por cento das crianças come sobremesas doces diariamente; em média, os refrigerantes são introduzidos aos 18 meses; 20 por cento das crianças bebe leite de vaca antes dos 12 meses (o recomendado é que seja depois desta idade); entre os 12 e os 36 meses apenas 56 por cento das crianças ingerem peixe diariamente e 12,2 por cento nunca comeram vegetais no prato.

Estes resultados preocupam Carla Rêgo, coordenadora do projeto, uma vez que as conclusões revelam também que os valores do excesso de peso e obesidade das crianças entre os 12 aos 36 meses de idade duplicam relativamente ao observado aos seis meses de vida.

 “A obesidade infantil é já encarada como um problema de saúde pública, estando associada a um aumento da probabilidade de desenvolver obesidade na idade adulta e levando a perturbações no sono, problemas ortopédicos, distúrbios gastrointestinais e, a longo prazo, doença cardiovascular e diabetes”, alerta a responsável.

FONTE: Pais e Filhos

Related posts

Como é o lá fora que a gente quer?

Conexões genuínas entre as crianças e a natureza podem revolucionar o nosso futuro. Mas será que essa descoberta ainda é possível nos grandes centros urbanos do mundo? Evidências científicas apontam que a falta de contato com a natureza pode contribuir para problemas físicos e mentais. No novo capítulo de “O Começo da Vida”, os principais

Leia Mais

Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado desde 1967, no dia 8 de setembro. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema no mundo todo com ênfase em

Leia Mais

Dia dos Pais

Tributo a um pai gigante Como se mede a estatura de um pai? Com uma régua de dois metros? Meu pai media alguns centímetros, talvez quatro ou cinco, além de um metro e meio, mas tenho certeza de que era um gigante que se debruçava à noite, em minha cama, para ajeitar o cobertor e

Leia Mais