Como organizar o horário de sono, decidir quem vai levar e buscar, inventar novos lanches…
VIDA PRÁTICA
Há ainda muitas dúvidas e pontos a resolver, apesar de você já ter passado por tantos ao escolher a escola ou manter seu filho na mesma. Junto ao medo de ele chorar na escola e de sentir saudades, você vai ver que terá de mudar a hora do “soninho da tarde”, que novos alimentos introduzidos na escola podem alterar o funcionamento do intestino dele, e, claro, precisará resolver como vai preencher o vazio das horas que ele estará na escola. O que você quer mesmo é saber se tudo ficará bem. E o que bate forte é a alegria e a emoção de ver que o filho está em uma nova etapa da vida.
Você vai precisar ser uma rainha da organização da rotina e mais: a entrada na escola vira os horários do avesso. Mas manter alguns hábitos que a criança tinha antes da escola é importante, principalmente se ela for bem pequena. Ela não quer mais ouvir histórias nem comer na hora do jantar? Mostre que isso continua importante, que é uma espécie de ritual dentro de casa. “Algo gostoso que só fazemos aqui”, que tal? Por outro lado, a escola muda as preferências, dá outros referenciais, e isso pode significar repensar a rotina antiga, ver o que não interessa mais à criança. É um momento muito importante, pois ela está experimentando. E, de certa forma, os pais também.
Que tal fotografar o primeiro dia de aula? Aquela foto linda com a mochila, o uniforme novo, a expressão de ansiedade… pode virar uma coleção para todos os anos da escola. E será muito gostoso rever tudo isso mais tarde. Não só para a criança: você vai querer lembrar disso sempre.
• Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho dela.
• Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento mesmo.
• Leve-o para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Mostre onde vai ser a sala de aula e responda às dúvidas que aparecerem: quem é o professor, o que ele faz, quantos colegas têm na sala, para onde ele tem de ir, onde é o banheiro etc.
• Estabeleça antes uma rotina para o período em que ele não está na escola: hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar.