- Faça a tradicional listinha antes das compro.
Em média, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo, porque compramos a mais e estraga. Em um ano, cada família média brasileira acumula um desperdício de 255,5 kg de comida no lixo. Se poupasse o valor jogado fora, a mesma família acumularia quase R$ 1 milhão ao longo da vida. - Não escolha alimentos pela aparência.
Prefira legumes com um pouco de terra: duram mais. E devem ser lavados só na hora de comer. - Mesa farta, mas consciente.
Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você estima que realmente será consumida, assim evita o desperdício. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício. - Varie o cardápio e ajude a reduzir a emissão do gás carbônico.
Varie bastante seu cardápio diário de frutas, verduras e legumes. Além de ser mais saudável, segundo o Relatório Estado do Mundo 2011, cria mercados e, portanto, incentiva uma produção mais diversificada na agricultura, o que gera mais renda para o homem do campo, melhora a qualidade do solo e reduz as emissões de gás carbônico.Fonte: Akatu
Projeto Trilhas da Sustentabilidade
Um dos pilares da Trilhas é a Educação Ambiental! Nos projetos da escola, focamos na