trilhas-dia-mundial-meio-ambiente-2015-banner-site

Reciclar o lixo, reaproveitar os materiais, consumir conscientemente, preservar a vida e a natureza são atitudes presentes em todas as atividades que envolvem nossos alunos. Por isso, podemos dizer que o Dia do Meio Ambiente aqui na Trilhas, é todo dia.

No Brasil, comemora-se o dia 5 de junho como o dia do meio ambiente desde 1974. A data, no entanto, surgiu dois anos antes, em 1972, durante a conferência anual das Nações Unidas. Naquele ano, a pauta principal do encontro era dialogar sobre a degradação que o homem vinha (e ainda vem!) causando ao meio ambiente, os riscos para sua sobrevivência e a necessidade de preservar a diversidade biológica, acima de qualquer possibilidade.

A conferência reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, cujos representantes criaram vários documentos relacionados às questões ambientais. Além de um plano para orientar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

Conscientização:

Os esforços para conscientizar as pessoas sobre atitudes diárias são constantes!

E por isso, gostaríamos de enfatizar algumas questões que estão em voga sobre o meio ambiente!

1

Leia abaixo alguns artigos interessantes!

Serviços ambientais prestados à sociedade:

Serviço ambiental é a capacidade da natureza de fornecer qualidade de vida aos seres vivos. Trata-se dos benefícios que a natureza proporciona as pessoas, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta.

Como, por exemplo, ar puro, água limpa e acessível, solos férteis, florestas ricas em biodiversidade, alimentos nutritivos e abundantes. Os serviços ambientais prestados pela natureza também fornecem remédios naturais, fibras, combustíveis, o controle do clima, a purificação da água, os ciclos de chuva, o oxigênio para respirarmos e a reciclagem dos nutrientes necessários para a agricultura.

Para reflexão:

Quanto trabalho custaria para o agricultor fazer o serviço de polinização (que as abelhas fazem sem cobrar), levando o pólen a todas as plantas de sua horta e pomar? Quanto esforço e tempo seriam necessários para transformar toda a matéria orgânica que existe em uma floresta em nutrientes disponíveis para as plantas, se não existissem os seres da natureza (decompositores) que o fazem “de graça”? Quantas máquinas seriam necessárias para prestar o serviço de produzir oxigênio e purificar o ar, serviço que as plantas e as algas fazem diariamente? Quanto vale todos esses serviços que a natureza faz? Vale a existência da vida no planeta.

Embora não tenham um preço estabelecido, os serviços ambientais são muito valiosos para o bem-estar e a própria sobrevivência da humanidade.

Saiba mais: OEco e Unidades de conservação no Brasil.

 

Polinização agrícola:

Apesar de ser o mais vital dos processos que liga plantas e animais, muitos de nós desconhecem a importância e a abrangência da polinização. A maioria, talvez,  ignora que o pólen desempenha um papel na reprodução das plantas, sendo seu transporte para outra planta, condição indispensável para a reprodução.

Saiba mais!

Produção e conservação da água:

Ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, principalmente do solo, da água e da biodiversidade visam a promover agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural.

A adoção das microbacias hidrográficas para o planejamento, monitoramento e avaliação do uso dos recursos naturais é o primeiro passo para projetos de conservação do solo e da água. O segundo passo é a organização dos produtores como estratégia para promover a melhoria da produtividade agrícola e o uso de tecnologias adequadas sob o ponto de vista ambiental, econômico e social.

Saiba mais!

Sem floresta sem água:

O vídeo explica a importância das áreas naturais para a segurança hídrica do país.

 

CURIOSIDADES:

Você sabia que as crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem 50 vezes mais água que a dos países pobres?

Você sabia que o banheiro é onde há mais desperdício de água?

Saiba a quantidade de água usada e desperdiçada nos processos produtivos:

 Água necessária para produzir 1 kg de alimentos 
 
Produto Volume (litros)
 Carne 15.000
 Frango 6.000
 Cereais 1.500
 Frutas cítricas 1.000
 Raízes e tubérculos

 1.000

Veja essas informações na íntegra!

 

Purificação do ar:

Não podemos esquecer que a fotossíntese também desempenha outro grande papel na natureza: a purificação do ar.
Ela retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis e libera o oxigênio para a atmosfera.

Entenda o processo de fotossíntese!

 

Mudanças climáticas:

As mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Nas últimas décadas houve um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global.

Saiba mais!

Qual deve ser a contribuição do Brasil a Conferência de Paris? Nas últimas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas foi decidido que todos os países deverão definir metas nacionais voluntárias de emissões para o ano de 2030.

A intenção é compilar as opiniões em um documento que apresente uma visão da sociedade brasileira sobre a contribuição do nosso país para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

 Saiba mais!

Mata Ciliar – Ajuda a preservar a água e a vida! 

Conservação da Amazônia garante mais chuva!

 

ALGUMAS DICAS PARA AMENIZAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS:

Diminua o uso das sacolas plásticas!

Plantas cultivadas em vasos também ajudam a purificar o ar!

Dicas para economizar água!

Troque o carro pela bicicleta!

Música para a floresta

No ano de 2003, o projeto Trilhas Sonoras resultou no CD Tô de Olho em Você, com músicas que retratam o olhar dos alunos sobre os ecossistemas. Entre as canções, está a música Turma da Floresta, mais uma linda homenagem da Trilhas ao Meio Ambiente.

 

 

Turma da Floresta (CD Tô de olho em você – 2003)

A floresta é tão grande, tem muitos bichos voando
E borboletas brincando no céu
Tem lesma e tem linguado, tem leão, tem leopardo
Uirapuru, panda, peru e pitanga

Floresta segura o vento, árvores em movimento
Nesse lugar encantado e de paz
Tem muitas plantas que curam e animais que procuram
Por um cantinho, dentro do ninho, um abrigo

Somos turma da floresta, cuidamos da natureza
Venha ser o nosso amigo, com amigos é uma beleza!
Cuidamos da natureza, somos turma da floresta
Venha ser o nosso amigo, com amigos é uma festa!

Floresta vive bastante se tiver planta filhote
E essa é a nossa importante missão:
Preservar e no futuro, respirar o ar mais puro
Bela atitude, vida e saúde pra terra

Na floresta a gente escuta um coral feito de bichos
E sente um perfume verdinho no ar
Tudo isso é possível, em uma floresta incrível
Que a gente ama, e que se chama Amazônia

Somos turma da floresta, cuidamos da natureza
Venha ser o nosso amigo, com amigos é uma beleza!
Cuidamos da natureza, somos turma da floresta
Venha ser o nosso amigo, com amigos é uma festa!

Related posts

Confiram como foi o Encontro com os Avôs e Avós na Trilhas

Encontro com avôs e avós na Escola Trilhas A Trilhas promove este encontro entre diferentes gerações, ciente da importância da transmissão e da construção de valores e da cultura através das memórias, experiências e ações dos avôs e avós. Agradecemos a todos os avôs e avós que compareceram e tornaram esta semana incrivelmente especial, até

Leia Mais

Confira como foi a Colônia de Férias da Escola Trilhas!

Neste mês de julho, foram muitos momentos de diversão e alegria nas duas semanas da colônia de férias! Ateliês de artes plásticas, teatro de fantoches, contação de histórias, culinária, atividades de movimento, brincadeiras coletivas, jogos dramáticos, brincadeiras cantadas e gincanas. Em alguns dias, o sol resolveu aparecer e iluminar ainda mais nossos dias aqui na

Leia Mais

Sexta Verde

Desde 2018, a Trilhas adotou a campanha mundial que estimula a redução do consumo de carnes e outros alimentos de origem animal como estratégia essencial para a sustentabilidade do planeta A campanha Segunda sem Carne é um movimento mundial que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de

Leia Mais