Dia Mundial do Meio Ambiente

trilhas dia mundial meio ambiente 2014 banner site

Reciclar o lixo, reaproveitar os materiais, consumir conscientemente, preservar a vida e a natureza são atitudes presentes em todas as atividades que envolvem nossos alunos. Por isso, podemos dizer que o Dia do Meio Ambiente aqui na Trilhas, é todo dia.

No Brasil, comemora-se o dia 5 de junho como o dia do meio ambiente desde 1974. A data, no entanto, surgiu dois anos antes, em 1972, durante a conferência anual das Nações Unidas. Naquele ano, a pauta principal do encontro era dialogar sobre a degradação que o homem vinha ( e ainda vem!) causando ao meio ambiente, os riscos para sua sobrevivência e a necessidade de preservar a diversidade biológica, acima de qualquer possibilidade.

A conferência reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, cujos representantes criaram vários documentos relacionados às questões ambientais. Além de um plano para orientar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

Conscientização:

Os esforços para conscientizar as pessoas sobre atitudes diárias são constantes! E por isso, gostaríamos de enfatizar algumas questões que estão em voga sobre o meio ambiente.

Veja abaixo alguns assuntos relacionados à crise hídrica!

Nó em pingo d’água: Atual crise de abastecimento de água na grande São Paulo pode ensinar sobre os vícios na administração de recursos hídricos no Brasil. Leia na íntegra!

A pedagogia da crise: No papel, o modelo brasileiro de gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos instituído pela Lei das Águas em janeiro de 1997 é o melhor dos mundos.  Leia na íntegra!

Os lados do rio: A relação dos brasileiros com as águas é marcada pela ambiguidade. Berço das cidades, viraram a cloaca pública, mas também foram a área de descanso e a fonte de milagres. Hoje já se tornaram motivo para conflitos “A água anônima…” Leia na íntegra!