trilhas-dia-mundial-da-alimentacao-2015-banner-site-pre

A data é comemorada no dia 16 de outubro desde 1979. Em 1945, foi fundada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente presidida pelo brasileiro José Graziano da Silva. A FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável. Fonte: Instituto Akatu.

Agricultura familiar

É responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa dos brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor. É por isso que a Agricultura Familiar é reconhecida como promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural. Além disso, gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e preserva as tradições e os costumes locais. Fonte: Contag.

Na maioria dos casos, os produtores familiares não utilizam uma grande quantidade de agrotóxicos, fato que associa, muitas vezes, a agricultura familiar à agricultura orgânica.

Consuma alimentos orgânicos

 Os impactos positivos de consumir produtos orgânicos vão além dos ganhos para a saúde e a nutrição.

 Além de evitar a erosão do solo e a contaminação da água, orgânicos ainda evitam problemas de saúde, são mais nutritivos e saborosos.

Quando o consumidor adota como critérios para a compra de alimentos não só o preço, mas também a qualidade, a origem e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou pelo fabricante, entre outros, pode trazer grandes benefícios também para a sociedade e para o meio ambiente. E essas pequenas mudanças nos hábitos cotidianos de consumo de cada indivíduo são essenciais para a transição para um estilo de vida mais sustentável. Fonte: Akatu.

Confiram alguns locais para encontrar produtos orgânicos em Curitiba!

Ceasa

Feira da UFPR

Portal Orgânico

 

Vale a pena saber!

A luta contra o excesso de açúcar e sal na alimentação infantil! Leia na íntegra!

O desperdício de alimentos. Saiba mais!

O desperdício que não queremos. Saiba mais!

 

Muito além do peso: um documentário sobre a obesidade infantil

Pela primeira vez na história as crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.

Related posts

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais

Feliz Dia das Mães

MÃES As mães não inventaram o Dia das Mães, o comércio inventou o Dia das Mães. As mães inventaram o colo carinhoso, o beijo lambuzado de sorvete, o abraço cheio de areia e barro, as mãozinhas sujas de tinta em seu vestido novo. As mães inventaram o doce olhar lacrimoso no dia do casamento do

Leia Mais

Evento Laços de Família

No dia 30 de abril,tivemos um sábado mais que especial aqui na escola! Nossa comunidade escolar estava toda reunida para uma manhã cheia de atividades culturais e artísticas em nosso Laços de Família! Confira as imagens dos Retratos de Família: Confira também as fotos do evento:

Leia Mais