Dia Mundial da Água 2022

Aqui na Trilhas a preservação da água é um tema presente na rotina das atividades realizadas pelos alunos. Desde pequenos nossos alunos são despertados para o uso consciente desse recurso natural tão essencial para a vida.
    Comemorado no dia 22 de março anualmente, o Dia Mundial da Água foi sugerido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente de 1992. A comemoração da data tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da água e o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.
    A cada ano é escolhido um novo tema para trabalhar-se o uso consciente da água. O tema de 2022 é “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível“. Embora escondidas sob os nossos pés, as águas subterrâneas enriquecem as nossas vidas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas. Em muitos locais, ocorre exploração sem planejamento, além da poluição das águas subterrâneas. É necessário visibilizar essas águas “invisíveis” para que possa ser melhor gerenciada por todos (UN Water, 2022).
    As águas subterrâneas são fundamentais para cumprir os compromissos da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, pois garantem o abastecimento público de milhares de pessoas, sustentam sistemas de irrigação para a produção de alimentos, são utilizadas como insumo para a produção industrial e mantêm importantes ecossistemas. Seu uso promove o progresso local, contribuindo para o crescimento econômico, erradicação da pobreza, promoção da dignidade humana e o bem-estar das populações.

Fontes: www.ufrgs.br, mundoeducacao.uol.com.br e cabezanews.com

Veja abaixo um vídeo feito pela TV Trilhas em  homenagem da Trilhas a esta data tão importante: