Ensinar filho a esperar e a lidar com frustração do “não” evita problemas
Especialista dá dicas para ajudar os filhos a lidar com os problemas e as frustrações
Encher os filhos de presentes e atender a alguns caprichos é um erro que muitos pais cometem querendo acertar. Segundo a psicoterapeuta Maura de Albanesi, isso é prejudicial porque crianças criadas sem a imposição de certos limites acabam frustradas com algumas situações cotidianas da vida.
Importância de colocar limites
“A criança precisa entender que nem tudo é como ela quer. Quando a criança é criada sem saber quais são os limites, ela acaba, na maioria das vezes, tendo problemas de adaptação”, afirma a especialista. Manter a disciplina e oferecer a percepção de que a decepção é algo normal é importante para o desenvolvimento da criança.
“Quem aprende a lidar com as pequenas frustrações quando criança tende a resolver melhor desafios e medos pessoais e profissionais na vida adulta”, completa Maura. A especialista explica também que a criança que aprende que não pode ter tudo e que nem todas as coisas são como ela quer tem seu cérebro treinado para se comportar diante de adversidades e aprender com isso.
Como evitar filhos mimados
Veja cinco coisas que os pais devem fazer para evitar que os filhos fiquem mimados demais e ajudá-los a lidar com as frustrações cotidianas:
Proponha desafios: ofereça situações que estimulem a criança. Segundo a especialista, é importante enfatizar a importância de continuar tentado algo difícil, mesmo que o êxito ainda não tenha chegado.
Estimule a independência: certifique-se de que a criança tenha a oportunidade de brincar e se relacionar com outras sem que haja a supervisão de adultos. Brigas entre crianças, por exemplo, podem ser resolvidas sem intervenção dos pais.
Diga “Não”: o “não” impõe alguns limites e esse é o primeiro passo para que elas aprendam que não podem ter tudo.
Ensine a esperar: explique à criança que para se ter certas coisas é necessário ter paciência, pois tudo tem seu tempo.
Fale sobre a vida: de maneira didática, tente explicar para criança aos poucos que o mundo não é 100% lindo. A dica da psicoterapeuta é ensinar que todas as pessoas ficam tristes às vezes, mas que tudo é passageiro e faz parte de um grande aprendizado.
Fonte: Itodas.