Cirurgia de redução de peso pode influenciar na fertilidade

Estudo relaciona perda de peso ocasionada pela cirurgia à melhora na síndrome do ovário policístico


The New York Times | 28/06/2011 13:15

A cirurgia de redução gástrica pode ter ajudado a devolver a fertilidade de um grupo de mulheres obesas, que não podiam ter filhos devido a um desequilíbrio hormonal causado pela SOP (síndrome do ovário policístico).

Os pesquisadores analisaram os históricos médicos de 566 mulheres com obesidade mórbida que se submeteram a cirurgia de redução de estômago. Os registros de nove anos incluíam 31 pacientes diagnosticadas com a SOP antes da cirurgia. Algumas das mulheres com SOP não queriam ter filhos e outras estavam na pós- menopausa. Porém, segundo os pesquisadores, as seis pacientes que queriam ter filhos conseguiram conceber três anos após ter feito cirurgia. Todas haviam perdido uma quantidade significativa de peso.

Leia a história de Patricia, que decidiu se livrar da obesidade e já perdeu, sem cirurgia, 50 quilos em um ano.

Mohammad Jamal, autor do estudo e professor clínico assistente de cirurgia dos Hospitais da Universidade de Iowa, afirmou ser muito cedo para se recomendar a cirurgia para as mulheres obesas com SOP. Contudo, a cirurgia bariátrica muitas vezes melhora os níveis de açúcar no sangue e pode reduzir a resistência à insulina, o que os estudos relacionaram à SOP, observa ele.

A descoberta foi apresentada em um encontro da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Orlando, na Flórida.

FONTE: IG Delas

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais