Pesquisadores descobrem que o cérebro de crianças é sensível ao ambiente em que elas vivem no começo da infância

Um grupo de pesquisadores canadenses descobriu o cérebro das crianças é sensível aos cuidados que elas recebem no começo da infância, principalmente quando elas são expostas a situações de risco no começo do desenvolvimento.

A pesquisa foi realizada com crianças de dez anos, filhos de mulheres que apresentaram sintomas de depressão durante a vida dos pequenos. Estas crianças tinham a amídala, uma região cerebral relacionada as respostas emocionais, maior.

Crianças adotadas da mesma faixa etária que cresceram em orfanatos, sem cuidados exclusivos, também apresentaram um aumento nesta região do cérebro, ainda maior do que os filhos de mulheres com depressão.

Os cientistas já comprovaram que a amídala está envolvida nos significados emocionais das informações que recebemos, e que ela está relacionada à maneira que nos comportamos em situações de risco, por produzir hormônios do estresse, como o glucocorticóides.

Os pesquisadores notaram que os níveis deste hormônio aumentavam quando os filhos de mulheres depressivas eram expostos a situações desconhecidas, indicando que elas reagem mais ao estresse do que outras crianças.

Sonia Lupien, responsável pelo estudo na Universidade de Montreal, disse ao site New Kerala que “o estudo confirma a importância de ajudar as crianças a encarar as adversidades no começo da infância”, disse a pesquisadora ao site da Universidade de Montreal.

FONTE: Revista Pais & Filhos

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais