Caminhos da arte nas escolas

A participação da Parabolé no programa Mais Cultura nas Escolas

A importância da arte e da cultura no desenvolvimento intelectual de crianças e jovens é reconhecida por muita gente. No entanto, nem sempre a escola e suas equipes sabem como levar as manifestações artísticas e culturais para dentro do espaço escolar.

Quem trabalha com educação reconhece as dificuldades que professores e gestores escolares enfrentam ao tentar sair da rotina. Levar um espetáculo teatral, por exemplo, para dentro da escola implica em uma série de tarefas para as quais nem sempre há tempo, interesse ou pessoal capacitado. No exemplo dado, como saber se o espetáculo vai ser compreendido pelos alunos? Ou de que forma garantir que a atividade será aproveitada dentro da sala de aula, integrando a proposta artística ao conteúdo escolar? Por fim, quem dentro da escola tem condições de avaliar, selecionar e propor uma atividade cultural que seja amplamente aceita pela comunidade?

Ciente dessas questões, a Parabolé aproveitou a oportunidade aberta pelo programa Mais Cultura nas Escolase, em parceria com o CEI Lauro Esmanhoto de Curitiba, desenvolverá atividades tais como uma Oficina de Musicalização para os alunos, uma oficina com o tema “o Teatro e o Ofício do Professor” para os docentes e uma apresentação do espetáculo “Boi Bolé”. De acordo com as regras do programa, o cronograma de atividades é definido de forma conjunta entre a escola e a entidade cultural, o que permite que as especificidades de cada espaço e público sejam levados em conta.

A Parabolé considera que iniciativas como o Mais Cultura nas Escolas vão ao encontro de alguns princípios que baseiam nosso trabalho, a saber, a transformação da escola em um espaço pleno de vivência cultural e artística e o constante diálogo entre a comunidade escolar e os agentes culturais de seu entorno. Não teremos no futuro grandes entusiastas pela música, pelo teatro e pelas artes plásticas se o interesse e a capacidade de apreciação estética não forem estimulados desde cedo – e, para isso, nenhum lugar é mais privilegiado que a escola.

Fonte: Parabolé Educação e Cultura.