Brincando com o bebê

Brincando com o bebê

Veja como estimular e se divertir com o seu filho desde os primeiros meses

brincar_bebe_post

Brincar é fundamental para o desenvolvimento do seu bebê. É assim que ele conhece o mundo e aprende a andar, a falar e a pensar, entre outras coisas. E você também pode ajudar nessa descoberta. Veja algumas sugestões, divididas por idade, e divirtam-se!

0 a 6 meses

Faça caretas
Desde que nasce, o bebê já consegue imitar expressões faciais. Observar o rosto e os lábios dos pais é o primeiro passo para ele aprender a conversar e a interagir socialmente, acredite. Como a visão do recém-nascido é precária, segure-o bem perto do seu rosto (de 20 a 25 cm) e solte sua criatividade. Faça caretas, sons com a boca, bote a língua para fora, vale tudo.

Barulhinho bom
Quem disse que a casa com o recém-nascido precisa ser silenciosa? Tudo bem expor a criança aos sons do dia a dia, como TV, aspirador de pó ou barulhos de animais, desde que o volume seja normal (se você tiver que aumentar a voz, por exemplo, o som pode ser alto demais). Para começar, ela adora ouvir a voz dos pais e, depois dos 3 meses, até vira o rosto em busca do som conhecido. Além de cantar para o seu filho, você também pode colocar uma música ou brincar com chocalhos.

De bruços
A partir de 1 mês de vida, você já pode deixar o bebê de bruços. Como estímulo, deixe brinquedos coloridos e brilhantes na frente dele. Ele vai tentar erguer levantar o pescoço e isso é ótimo para o fortalecimento dos músculos.

6 meses a 1 ano

Cadê? Achou!
Basta tampar o seu rosto com as mãos ou um paninho e chamar o seu filho! Essa brincadeira clássica ensina a criar o conceito de permanência. Ou seja, as coisas continuam a existir mesmo que fora do nosso campo de visão. Isso é muito importante principalmente por volta do 8º mês de vida, quando o bebê se dá conta de que ele e a mãe não são a mesma pessoa e surge a chamada ansiedade da separação. Você também pode esconder o rosto da criança. Aos poucos, ela mesma vai aprender a descobri-lo com as próprias mãozinhas.

Livro ou brinquedo?
Se você ainda não lia para o seu filho, comece agora! Os livros para as crianças costumam ser bastante atraentes, com figuras em alto-relevo, sons e texturas. Prefira os de histórias curtas e simples, com ilustrações grandes. Os bebês aprendem o sentido das palavras antes mesmo de pronunciá-las. Por isso, ao associar as imagens aos significados, ele também estará exercitando o vocabulário.

Faz de conta

Por volta de 1 ano de idade, o bebê começa a imitar gestos e usar objetos. O telefone celular é um dos preferidos! Incentive-o com brinquedos que imitam coisas, como telefone, chaves, óculos, etc. Além de estimular as habilidades manuais, essas brincadeiras são o início do faz de conta, o que vai ser fundamental para o seu filho interpretar o mundo e exercitar a imaginação ainda nos primeiros anos de vida.

Fonte: Natura mamãe e bebê

 

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

plugins premium WordPress