Brasil é um dos países com mais mortes infantis no trânsito

Pesquisa comparou dados sobre mortes e uso das cadeirinhas em países da América Latina e Caribe

Marcela Bourroul

Aqui no Brasil, muito se falou nos últimos anos sobre a instalação de cadeirinhas nos carros, principalmente depois que a lei que regulamenta seu uso entrou em vigor em 2010. Uma pesquisa realizada pela Fundação Mapfre, divulgada nesta semana, avaliou a situação das mortes de crianças no trânsito e o uso das cadeirinhas em diversos países da América Latina e Caribe. O levantamento concluiu que o Brasil e o México são os países onde mais crianças morrem anualmente nas ruas e estradas.

LEIA TAMBÉM: A importância do uso da cadeirinha

Em 2009, 1.550 crianças morreram no Brasil, contra 564 na Argentina e 21 em Portugal. Em números relativos, a taxa não é tão alta (32 mortes no trânsito por 1 milhão de habitantes, contra 56 na Argentina), mas em números absolutos o país é campeão. Outro estudo, da ONG Criança Segura, aponta que esse tipo de acidente é a principal causa de morte em menores de 15 anos aqui no país.

Apesar dos números pessimistas, o Brasil aparece na lista como um dos países com bons exemplos de campanhas que incentivam o uso da cadeirinha e a melhor legislação em relação ao acessório. Apenas Costa Rica tem uma legislação igualmente boa. O problema é que no quesito fiscalização, nós ainda temos muito a avançar.