Dieta pode causar problemas futuros

Quase três quartos dos bebês de oito meses consomem sal demais porque são alimentados com comida processada, leite de vaca e pão, diz um estudo. As nutricionistas que o realizaram alertam que níveis altos de sal consumidos na tenra infância podem prejudicar o desenvolvimento dos rins, acostumar as crianças com comidas salgadas e levar a maus hábitos que podem persistir na vida adulta.

A pressão alta estabelecida na infância pode seguir na vida adulta, diz o relatório. Ele acrescenta que é “extremamente importante” que os pais tenham informações claras e precisas sobre “alimentos apropriados” quando estiverem cuidando de seus filhos. Muitos pais não sabem da quantidade de sal existente em alimentos processados, e aqueles com “status sócio-econômico baixo” tendem a ser os mais mal informados. A pesquisa, realizada na Inglaterra, é parte de um estudo de longo prazo de pais e crianças chamado Crianças dos 90.

A pesquisa bruta foi feita no começo dos anos 1990,mas os autores afirmam que ela permanece relevante e que esperariam resultados semelhantes se fosse feita hoje. O comitê de aconselhamento científico do governo diz que crianças entre sete e doze meses não podem receber mais do que uma grama de sal por dia. Segundo o estudo, 70% dos bebês estão ingerindo mais do que isso, e alguns até mesmo o dobro. Aqueles que consomem mais sal tendem a ser os bebês que tem o leite de vaca como líquido principal – que não é recomendado para crianças com menos de um ano – e que comem pão.

Pauline Emmett e Vicky Cribb, nutricionistas que conduziram a pesquisa, dizem que “crianças precisam de alimentos especialmente preparados para elas, sem acréscimo de sal”, e que já que três quartos do sal na dieta vem de alimentos processados para adultos, estratégias para reduzir o consumo só podem dar certo com a cooperação da indústria de alimentos. O estudo foi publicado no European Journal of Clinical Nutrition, informa o Guardian.

FONTE: PLANETA sustentável

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais