Atividade física para as crianças

brasil_loser

1. Quais problemas de saúde a atividade física combate mais?
Principalmente as doenças cardiovasculares. Muitas vezes, a origem dessas disfunções está na infância. Propiciar uma vida saudável, com atividades físicas, alimentação bem equilibrada e atendimento médico adequado, reduz as chances de uma complicação no futuro.

2. A curto prazo, quais são os benefícios?
Está provado que crianças ativas têm melhor rendimento escolar, disposição física superior e melhor qualidade de vida. Há também aprimoramentos nos desenvolvimentos emocional e social, auxiliando no autoconhecimento e na capacidade de lidar com as frustrações.

3. Como estimular as crianças?
A iniciação esportiva deve ser apresentada à criança não como uma obrigação, mas como algo prazeroso e divertido. Na outra ponta do processo, é interessante que os pais limitem o tempo do “entretenimento de tela”, como os jogos eletrônicos e a televisão, para no máximo duas horas diárias, dividida entre os períodos manhã, tarde e noite. Na rotina da criança é preciso que sobre tempo para ela brincar ao ar livre, correr, jogar bola, práticas insubstituíveis na infância.

Fonte: Revista Crescer.