Assistir a filmes em 3D pode causar dor de cabeça?

Assistir a filmes em 3D pode causar dor de cabeça?

Uma nova pesquisa mostra que o uso do óculos aumenta a chance de desconfortos como dores na cabeça, problemas de visão e fadiga ocular.

Dragões que chegam bem perto dos olhos das crianças, lanches que parecem estar ao alcance das mãos. É essa a sensação que você e o seu filho têm ao assistir a filmes em3D. Mas será que o resultado dessa tecnologia faz mal à saúde?

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia com 400 pessoas mostrou que quando comparado aos filmes em 2D, o uso do óculos para os filmes em terceira dimensão aumentam em três vezes a chance de ter dor de cabeça, problemas de visão e fadiga ocular.

Para chegar a esse resultado, os cientistas acompanharam essas pessoas ao cinema. Metade assistiu a um filme em 2D e a outra metade, em 3D. Depois de ver o filme, os participantes responderam a um questionário. Eles tiveram que avaliar o quanto o filme foi realista e relatar todas as emoções que sentiram. O grupo que assistiu ao filme em 3D disse não ter sentido diferença na percepção, comparado ao grupo que viu em 2D.

Para o cientista Mark Carrier, que estuda os efeitos da tecnologia sobre os processos psicológicos e coordenou o estudo, se a percepção é a mesma, não vale a pena se expor a outros desconfortos com os óculos 3D. A versão 2D é melhor.

No ano passado, a Samsung, empresa sul-coreana e uma das primeiras a trazer a TV em 3D para o Brasil alertou em seu website australiano sobre alguns sintomas que a exposição a essa tecnologia poderia trazer, principalmente para gestantes, crianças e idosos e quem já tenha algum problema, como labirintite. Tontura, espasmos musculares, náusea, enjoo, ataques epilépticos e até convulsões estariam entre eles. A empresa afirmou também que pessoas com problemas para dormir deveriam evitar usar o aparelho.

Por que isso acontece?

Ao colocar os óculos para assistir a filmes em 3D, a retina do olho precisa se adaptar para fazer as imagens se transformarem em terceira dimensão, afirma Célia Roesler, neurologista e membro da Academia Brasileira de Neurologia. “Para algumas pessoas, o esforço cerebral pode ser maior e levar a uma fadiga ocular. Há adultos e crianças que colocam os óculos e já enxergam a imagem em 3D imediatamente. Outros, não”, diz. Com isso, os desconfortos podem surgir. Mas fique calma. Segundo a especialista, essas reações do organismo não são frequentes – e nem há um dano a longo prazo. Já as mais graves, como ataques epilépticos, podem ocorrer em quem já sofre com o problema, ainda que esteja sob tratamento. As gestantes também merecem atenção. “Elas já têm o metabolismo, frequência cardíaca, tireoide e fluxo sanguíneo cerebral alterados por conta da gravidez, e, por isso, correm mais risco de sentir tontura e náuseas”, diz. A dica é nunca levantar bruscamente após o término de um filme e procurar o médico caso se sinta mal.

5 dicas para que vocês se divertirem com segurança

– Antes de usar os óculos em 3D, observe se estão bem limpos;
– Procure ficar o mais distante possível da tela. Se for no cinema, escolha uma poltrona mais para o fundo da sala. Em casa, coloque a TV o mais distante que puder do sofá;

– Se o seu filho se sentir mal durante o filme, não se desespere. Peça para que ele tire um pouquinho os óculos e feche os olhos por alguns minutos. Se persistir o mal-estar, é melhor deixar a diversão para outro dia e conversar com o pediatra;

– Ao terminar de ver um filme, seja em casa ou no cinema, nunca levante imediatamente. É preciso fazer uma adaptação para os olhos voltarem à visão real. Oriente seu filho a fazer esse exercício junto com você: ainda sentada, retire os óculos e olhe para sua mão e para outra imagem mais distante, por 5 minutos;
– Lembre-se de que as regras valem para qualquer tela que emita luz, como computadores, videogames e televisores. Mais um motivo para as crianças não passarem muito tempo na frente desses aparelhos.

FONTE: Revista Crescer

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

plugins premium WordPress