A partir desta segunda-feira (1º de agosto), celebra-se a Semana Mundial da Amamentação. Pelos próximos sete dias, países em todo o mundo vão reforçar o alerta para a importância do aleitamento materno.
Os bebês alimentados com leite materno têm menos doenças e sofrem menos desnutrição que os bebês alimentados com mamadeira. Se todos os bebês fossem alimentados exclusivamente com leite materno durante os primeiros 6 meses de vida, seria possível evitar a morte de muitas crianças no mundo todo.
O leite materno é o leite mais adequado, protege a criança contra infecções e alergias. Se a criança estiver crescendo bem ela não necessita de nenhum outro alimento, nem mesmo de água até o 6 meses. Portanto, o aleitamento deve ser incentivado.
Geralmente, no inicio da amamentação o leite é clarinho, as vezes até transparente, dando a impressão de que não irá satisfazer as necessidades do bebê. Entretanto, este é o leite inicial, chamado de colostro. A mãe deve beber muita água ou líquidos em geral e colocar seu bebe para sugar o peito a cada 2 ou 3 horas e a produção do leite vai aumentando gradualmente.
De acordo com o Art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um.
Vantagens do aleitamento
Para o bebê
Protege contra diarréia e infecção de ouvido.
Diminui o risco de alergias.
Ele terá menos cáries nos dentes.
Previne problemas de fala.
A criança cresce mais sadia.
Para a mãe
O útero volta mais rapidamente ao seu tamanho normal.
O sangramento após o parto diminui.
A chance de ter câncer de mama no futuro é menor.
Aproxima você do seu bebê e este se sente querido e seguro
Para a família
O Leite materno não custa nada.
É limpo e não contém micróbios.
Já vem pronto e está na temperatura certa
Armazenamento do leite materno
O leite materno pode ser armazenado:
Fora da geladeira – 6 horas
Geladeira – 24 horas
Freezer – 20 dias
Pasteurizado – 6 meses
O leite materno armazenado deverá ser aquecido em banho-maria, Oferecer através de colherzinhas, copinhos ou conta-gotas. Não é indicado mamadeiras ou chuquinhas pois os bebês perdem a vontade de mamar no seio da mãe se forem acostumados a sugar outro tipo de bico que não o do seio da mãe (mamadeiras são mais fáceis, requerem menos esforço).
Tabela Nutricional
Leite Materno (p/ 100 g)
Calorias 69,56 kcal
Proteínas 1,03 g
Lipídios 4,38 g
Glicídios 6,89 g
Colesterol 13,9 mg
Fibras 0 g
Cálcio 32,2 mg
Fósforo 13,7 mg
Magnésio 3,4 mg
Ferro 0,03 mg
Sódio 16,9 mg
Potássio 51,2 mg
Origem dos dados: USDA 1107 – site da Unifesp
Fonte da pesquisa: site UNIFESP – www.unifesp.br
Fundação Abrinq