A turma do Berimbau (5º ano) estudou sobre a África por causa do nome da turma.

Foram oito grupos que pesquisaram assuntos diferentes como: música, alimentação, vestimentas, religião, origem dos africanos trazidos para o Brasil, danças, capoeira e a influência da língua africana que é o português, mas tem o dialeto africano que adotamos em algumas expressões usadas no Brasil. Os alunos fizeram várias pesquisas em fontes diversificadas e as trouxeram para escola, responderam algumas questões levantadas sobre os específicos temas e elaboraram um texto sobre o assunto. Também assistiram a um filme que fala sobre Angola “Amo Angola, caminhos da paz”, no auditório da Escola, que ajudou muito a entender um pouco desse povo tão lindo.

4

Tiveram como desafio confeccionar máscaras africanas, usada nos antigos rituais da África. Fizeram esboços e desenhos e tiveram muitas ideias para criar, e isso sempre nos horários livres, que são bem poucos, pois o 5º ano trabalha muito. As máscaras ficaram muito lindas e a turma toda é muito criativa e cheia de artistas.
A etapa seguinte foi apresentar as conclusões para os colegas da turma e todos tiveram que fazer uma pauta de avaliação.
O trabalho todo foi bem complexo, mas com resultados culturais fantásticos.
Matheus Loureiro.

3 2 1Para acessar mais notícias desta Turma, clique aqui:

Biomas
Fósseis na Turma do Berimbau
Turma do Berimbau e Capoeira

Related posts

Trilha Solidária

Há quase 20 anos, a Trilhas recebeu um pedido para ajudar a arrecadar alimentos para uma instituição de caridade. A vontade de ajudar e de ser solidário contagiou a escola e assim começou o projeto Trilha Solidária. A contribuição é voluntária e a arrecadação é feita da seguinte maneira: no começo de cada mês, a

Leia Mais

11 DE JUNHO TEM FESTA JUNINA NA TRILHAS

PROGRAMAÇÃO 9h às 12h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental I e II 14h às 17h30 – Festa Junina para os (as) alunos (as) da Educação Infantil Nosso arraiá está chegando! Para quem já participou noutros anos, é hora de recordar o quão especial este evento é para a comunidade

Leia Mais