Quem faz ou já fez parte da comunidade trilheira, sabe que ensinar nossos alunos e alunas a gerir com responsabilidade os recursos naturais da Terra, é uma atitude que está no topo da lista de prioridades da escola. 

Ao longo dos anos, várias iniciativas e mudanças na rotina e procedimentos da escola  são exemplos de como a Trilhas coloca em prática ações sustentáveis, que impactam nas crianças, funcionários e famílias. 

 

 Abelhas nativas fazem morada na Trilhas

Em outubro de 2019, instalamos diversas casas de abelhas em diferentes pátios da escola, para acolher e apresentar para as crianças as abelhas nativas sem ferrão, que são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. 

Essa ação abre espaço para diferentes atividades pedagógicas com as crianças no sentido de sensibilizá-las sobre a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados pelas abelhas nativas, que é basicamente regular o equilíbrio do planeta. 

Além disso, as crianças conseguem observar a organização de uma colmeia e ainda degustar os diferentes méis produzidos.

 

 

Segunda sem Carne

Estamos desde de 2018 na campanha mundial que estimula a redução do consumo de carnes e outros alimentos de origem animal às segundas-feiras.  A estratégia é reduzir o consumo de carne e outros derivados de animais, em prol da sustentabilidade do planeta. Tirando a carne do cardápio uma vez por semana, o Setor de Alimentação e Nutrição passou a oferecer inúmeras outras possibilidades alimentares para as crianças e funcionários neste dia.

Já estão testadas e aprovadas combinações e receitas novas, como patê de tofu, hambúrguer de grão de bico, hambúrguer de lentilha com quinoa e bolo sem leite ou ovos. Saiba mais sobre o movimento.

 

Separação do Lixo

As pequenas atitudes diárias fazem toda a diferença quando o foco é o cuidado com o meio ambiente. A simples ação de separar o lixo orgânico do reciclável é muito importante. Os lixos das salas de aulas e banheiros da escola são separados em orgânico (sacos azuis) e recicláveis (sacos pretos). 

Temos também lixos divididos por cores para a separação de materiais recicláveis. As lixeiras coloridas ficam no pátio do bosque.

Três vezes por semana, a empresa “Composta +” recolhe o lixo da cozinha compostagem. Saiba mais sobre esse projeto de coleta.

 

 

Confiram os dados do impacto gerado pela Escola Trilhas em parceria com a Composta+ até o momento. 

Mês BG Set/19 BG Out/19 BG Nov/19 BG Dez/19 BG Jan/20 BG Fev/20 BG Mar/20 BG Abr/20
N° de Bombonas (UN) 19 30 41 21 12 29 18 0
Volume (Litros) 950 1500 2050 1050 600 1450 900 0
Peso (KG) 323 510 697 357 204 493 306 0

Temos um total de 2.890 KG de resíduos orgânicos destinados, corretamente.
Com isso, deixamos de emitir 290 kg de CH4 para atmosfera (caso os resíduos estivessem no aterro), dentre outros gases gerados no mesmo. Os nutrientes retornaram para terra em forma de adubo, cerca de 700 kg produzidos.

Comemorações de aniversários com lixo zero!

As comemorações dos aniversários dos alunos foi uma das práticas que mais passou por mudanças nos últimos anos. As famílias não se envolvem mais com a produção das festinhas nas turmas, com o objetivo de evitarmos o envio de itens descartáveis e alimentos não recomendados na Trilhas. 

Não é permitido também o envio de bexigas. Estas são fabricadas com materiais não biodegradáveis ou que podem demorar anos para se decompor e após a comemoração elas perdem totalmente a utilidade. 

Entendemos que é a alegria da confraternização e da troca com os amigos da turma que enfeita e anima a festa. Assim, mensalmente, produzimos festinhas saudáveis para as turmas que têm aniversariantes no mês. 

As famílias são informadas por meio de circular sobre o dia da comemoração de cada mês.  

Related posts

6/10: Aniversário da Trilhas!

Neste mês, a Trilhas está completando 26 anos! Dia 6 de Outubro é o aniversário da escola e é dia de comemoração, são 26 anos de uma história de dedicação e amor à educação! Feliz aniversário Trilhas! Confira o vídeo produzido em comemoração aos seus 25 anos:

Leia Mais

Curitibim | 3º ano

CURITIBIM é uma mostra de canções para crianças. Teve suas primeiras edições realizadas em 2015 e em 2018. Nestas edições contou com a participação de 15 artistas de diferentes regiões do Brasil. A terceira edição será realizada em um SHOW ONLINE,dia 03de outubro de 2020, transmitida no Canal Parabolé. O projeto promove e valoriza a

Leia Mais