A importância do lanche

Tão fundamental quanto oferecer refeições balanceadas e saborosas para as crianças, é acostumá-las a fracionar a alimentação, criando o hábito de tomar lanches saudáveis no dia a dia

178835690

A alimentação dos filhos geralmente ocupa o topo da lista de preocupações de pais e mães, que acompanham de perto o que eles comem no almoço e no jantar. Porém, tão importante quanto essas refeições são os lanches, no meio da manhã e da tarde, que não só equilibram a dieta, como proporcionam a disposição necessária para as crianças brincarem e aprenderem. Quando o corpo fica mais de quatro horas sem comida, ele aciona um processo para poupar energia e, em vez de consumir glicose, consome massa muscular do corpo – o que não é nada benéfico para o crescimento saudável.

Além disso, adotar os lanches cria o costume de fracionar a alimentação, impedindo que o estômago fique vazio por muito tempo – e dando espaço à tentação de beliscar guloseimas. Por esse motivo, ensinar a lanchar é, inclusive, um dos recursos dos nutricionistas para prevenir o sobrepeso e conduzir a criança a uma relação feliz e equilibrada com os alimentos. Mas o sucesso da estratégia também depende do exemplo dos pais. Então, que tal levar seu filho à feira ou ao mercado e incentivá-lo a escolher as frutas e os ingredientes do sanduíche natural que vão na lancheira?

Para que traga benefícios, essas refeições precisam seguir determinados requisitos: devem conter alimentos fontes de carboidrato, de preferência integrais, já que são essas absorvidas mais lentamente pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade. Os alimentos fonte de proteínas também não podem ficar de fora, como as provenientes de carnes magras e da soja, pois são importantes para a construção dos músculos, a formação da pele e a defesa do organismo, entre outras inúmeras funções. As gorduras de boa qualidade, como as das castanhas, também são bem-vindas para fornecer energia além de ajudar na absorção de vitaminas (veja opções abaixo). Um bom lanche contém ainda, os alimentos reguladores, que são os vegetais e as frutas, que contém, além de fibras, vitaminas importantes para a manutenção do funcionamento do organismo. Por fim, dê preferência às opções sem conservantes e ricas em vitaminas. Leia a seguir algumas boas escolhas para contemplar os grupos alimentares:

CARBOIDRATO COM FIBRAS: pão, torrada ou cereais integrais. Bolacha salgada e sem recheio, integral ou pedaço de bolo feito com farinha integral. Frutas secas ou naturais, como maçã.

PROTEÍNA: queijo branco ou de búfala, peito de peru, bebidas à base de soja.

GORDURAS: creme vegetal, amêndoa, nozes, amendoim, abacate batido ou pedaços de coco.

FRUTAS E VERDURAS: alface e tomate no meio do lanche, ou frutas como maçã, pêra, fatia de melão e manga.

Fonte: Revista Crescer.