Verão é tempo de viagens e diversão, mas muitas vezes as pessoas acabam se esquecendo dos cuidados com a asma (bronquite) nessa época do ano. Ar condicionado, poeira, pelos de animais, insetos, mofo e até mesmo o cloro usado nas piscinas podem desencadear crises de asma. O calor torna as atividades físicas mais desgastantes, com risco de ressecamento das vias aéreas e maior sensibilidade à poluição.

As mudanças bruscas de temperatura e o uso prolongado do ar-condicionado são grandes inimigos dos asmáticos no verão. Isso tudo aliado ao contato com alérgenos pode piorar e muito a vida de quem sofre com a doença inflamatória nesta época do ano.
Isso porque, a variação meteorológica é responsável pelo revezamento entre o ar frio e quente, que gera o estreitamento dos brônquios dificultando a entrada e saída de ar dos pulmões. Como reação, temos tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. Em situações de muito calor, o funcionamento do aparelho respiratório muda e fica desidratado por causa da baixa umidade do ar.

Para evitar as crises de asma, é recomendado uma maior ingestão de líquidos e a realização de exercícios fora dos horários de pico do sol. Muito importante também é não descuidar da medicação e do controle médico. Usar umidificadores de ar corretamente, realizar a manutenção do ar-condicionado, limpar a casa com pano úmido sem levantar poeira, evitar odores fortes, limpar com antecedência lugares fechados para eliminar o mofo e evitar o contato com animais, plantas e fumaça de cigarro são essenciais para a saúde do asmático!

Texto adaptado por Dra. Lorena X. C. Brzezinski

Pneumologista Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe

Clínica Life Center – 3353-4433

Related posts

Como é o lá fora que a gente quer?

Conexões genuínas entre as crianças e a natureza podem revolucionar o nosso futuro. Mas será que essa descoberta ainda é possível nos grandes centros urbanos do mundo? Evidências científicas apontam que a falta de contato com a natureza pode contribuir para problemas físicos e mentais. No novo capítulo de “O Começo da Vida”, os principais

Leia Mais