22 de março: vamos usar azul no Dia da Água?

22 de março: vamos usar azul no Dia da Água?

Desde 1993, o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água.

A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, com o objetivo de despertar a população mundial sobre a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Assim, anualmente a data promove a reflexão e o debate sobre um tema específico de extrema importância para a sobrevivência humana. Entre os temas já escolhidos estão: Água e Desenvolvimento Sustentável (2015), Água e Energia (2014),  Água e Segurança Alimentar (2012), Água para as Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano (2011)Água Limpa para um Mundo Saudável (2010) e Soluções Naturais para a Água“ (2018).  

Lançado às vésperas do Dia Mundial da Água, o último Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos explora os sinais de exclusão e investiga formas de superar as desigualdades. “Não deixar ninguém pra trás”  é o título do relatório 2019, que explora o acesso a água potável e saneamento no mundo, assim como investiga os sinais de exclusão e as formas de superar as desigualdades. 

O documento foi lançado na terça-feira (19/3), em Genebra, na Suíça, durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos. 

Água: direito humano

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que reconheceu “o direito à água potável segura e limpa e ao saneamento como um direito humano” e, em 2015, o direito humano ao saneamento foi reconhecido de forma explícita como um direito distinto.

Esses direitos obrigam os países s a agirem rumo à obtenção do acesso universal à água e ao saneamento para todos, sem discriminação, ao mesmo tempo em que devem dar prioridade às pessoas mais necessitadas.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Agenda 2030 também visa garantir a gestão sustentável e o acesso à água e ao saneamento para todos até 2030. Porém, apesar dos progressos significativos obtidos nos últimos 15 anos, esse objetivo é inalcançável para grande parte da população mundial.

Leia mais, clicando aqui.

Para assistir

Inspirado no livro “Ouro Azul”, de Maude Barlow e Tony Clarke, este documentário mostra o que estamos fazendo com a água potável disponível e o que possivelmente faremos quando esta faltar. O desenvolvimento excessivo e desenfreado da agricultura, da construção civil e da indústria aumenta a procura da água potável, resultando na desertificação da Terra. Em todas as partes do mundo a água está sendo poluída, extraída e esgotada exponencialmente.

“Ouro Azul” aborda ainda as atuais e as futuras guerras pela água, assim como o fato da falta de água em muitos países do mundo se dever à manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e das corporações multinacionais da água.

O filme Ouro Azul: A Guerra Mundial pela Água foi realizado por Sam Bozzo e produzido pela Purple Turtle Films. 

Todos pela preservação da água

Aqui na Trilhas, a conscientização sobre a importância máxima deste recurso natural é uma prática diária entre as crianças. No Dia da Água esse é o nosso movimento especial: vamos usar roupas azuis no Dia Mundial da Água?

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

SEXTA VERDE NA TRILHAS

🍃 Vamos de receitinha vegana para nossa sexta verde? Empadão de palmito, feito aqui na

plugins premium WordPress