Alimentação

O apreço pelo comer bem para sermos saudáveis, no corpo e na mente, é outro pilar da escola. Temos cozinha equipada e refeitório na escola, além de toda uma equipe liderada por uma nutricionista, que elabora os cardápios com muito cuidado e faz um trabalho pedagógico com as turmas para que aprendam quais alimentos escolher mais vezes e quais evitar. O mesmo vale para quem opta por trazer alimentos de casa, o combinado também é ter sempre uma fruta e um lanche saudável na lancheira (há combinados, regras e orientações às famílias nesse sentido).

A preocupação com a saúde das crianças vincula-se ao cuidado com a saúde do meio ambiente. Por isso, inspiradas pela campanha mundial “Segunda sem carne”, aqui na Trilhas, nossas sextas-feiras são VERDES… verdes por levantarmos a bandeira da preservação ambiental. Neste dia, servimos preparações veganas para a equipe e nossos(as) alunos(as) matriculados(as) no Integral e lanche, e convidamos os(as) que trazem de casa a também entrarem neste movimento. É um dia de experimentar novos sabores e cuidar melhor da nossa casa, o planeta Terra. Além disso, para evitar contradições no nosso discurso, comemoramos os aniversários das crianças sem a produção de resíduos recicláveis (como pratos e talheres descartáveis, bexigas, lembrancinhas) e a escola é que oferece um lanche especial a todos(as) os(as) colegas dos aniversariantes de cada mês.

Educação Ambiental

O contato com a natureza sempre esteve entre as prioridades da Escola Trilhas. Por isso nossos espaços ao ar livre são valorizados, cuidados e muito explorados nas propostas das turmas. Amplos pátios ao ar livre, bosque com diversidade de árvores, pomar, horta, caixas de abelhas nativas de diferentes espécies, brinquedos de pátio e vários espaços com areia e pedrinhas compõem o cenário das mais diferentes atividades, pesquisas e brincadeiras para os(as) estudantes. Já nos projetos gerais da escola – Projeto Trilhas Sonoras e Projeto Mídia e Consumo – há o enfoque na formação de uma visão ampliada sobre as relações entre os seres humanos com o meio ambiente, tanto na perspectiva global quanto na local, apresentando diversas propostas para a reflexão e para intervenções. A maior parte das canções produzidas durante os Projetos Trilhas Sonoras anuais tratam das nossas conexões com a natureza e continuam a reverberar em nós muito tempo após a finalização dos projetos. Da mesma forma, os diferentes projetos e trilhas de aprendizagem que acontecem em cada nível específico, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, têm em seu horizonte pensar sobre como temos impactado a vida no planeta desde quando o ser humano passou a fazer parte da história da Terra. E os(as) estudantes percebem logo o quanto impactamos. Mas então, o que fazer? Muito! Para a equipe pedagógica da Trilhas, a melhor forma de ensinar o respeito pela natureza é vivenciá-la de perto, no dia a dia, é sentir-se parte dela. Por isso que a educação ambiental perpassa todo o cotidiano das(dos) estudantes e suas famílias: desde a chegada na escola ou nos fins de tarde em que é possível sentir um outro “clima” nas proximidades do bosque estamos ensinando exatamente isso: floresta precisa ficar de pé para a gente respirar melhor e para regular nosso clima! Além de explorar os espaços arborizados da escola, nos programamos para diversas atividades fora dela, privilegiando espaços que contribuem com a educação ambiental das crianças, tais como: praças, parques, chácaras, museu Planeta Água, Serra do Mar, Borboletário Serelepe etc. Conversar com especialistas e ativistas da área também contribui muito nesse processo. Um bom exemplo é a conversa com o ativista Diego Saldanha, inventor da Ecobarreira – que recolhe voluntariamente lixo do rio Atuba – inspiração para as crianças do 3º ano quando abordam o tema da água. Falando no problema do lixo e reconhecendo-o como responsabilidade de todos nós, na Trilhas organizamos um sucatário, alimentado pelas famílias, que permite aumentar a longevidade de muitos materiais e ainda produzir arte! Ademais, nos envolvemos constantemente em campanhas para receber tampinhas, lixo eletrônico, dentre outros itens recicláveis. Outro aspecto importante da educação ambiental na escola é o uso dos materiais de forma colaborativa, como lápis de cor, canetinhas, colas, tesouras etc. procurando reaproveitar estes materiais sempre que possível, o que evita o consumismo, o desperdício e fomenta um senso de cooperação nos(nas) estudantes, que compartilham materiais e sabem que essa atitude economiza recursos naturais fundamentais para nossa sobrevivência neste planeta. Isso também vale para os troca-trocas de uniformes entre as famílias e a nossa anual Feira da Troca, que convida as crianças a trocarem brinquedos, livros e outros objetos (e adultos também) em vez de comprá-los. Por fim, o Dia da Água, evento interno anual, promove um mergulho nesse tema tão essencial para todos os seres vivos e ecossistemas do nosso planeta. “Nada será mais revolucionário quanto deixar de gastar o desnecessário” (Nélio Spréa e crianças da Turma do Ecoantropoceno e da Turma da Pegada Ecológica, 2019).

Artes, Música e Literatura

Na Escola Trilhas as Artes são muito valorizadas. Releituras de obras de artistas clássicos e contemporâneos do Brasil e do mundo, criações, experimentações de diversos materiais fazem parte do cotidiano dos(as) alunos(as) da escola. No final do ano, uma grande Mostra Cultural e Artística acontece como forma de estimular a capacidade criadora, valorizar a produção de trabalhos artísticos individuais e coletivos, desenvolver o senso estético e proporcionar um ambiente de intercâmbio entre as famílias e a escola. Em relação à Música, ela está em todo o canto, na entrada, na saída, durante as atividades, em etapas de projetos, nas aulas semanais de Música, no projeto Trilhas Sonoras com as mais de 150 canções do repertório próprio da Trilhas que inundam permanentemente nossas mentes e corações! O Teatro também faz parte do currículo do Ensino Fundamental I e II, funcionando como grande aliado para o desenvolvimento da oralidade, da expressividade e da autoexpressão, além de aprimorar a consciência corporal e o trabalho colaborativo, coletivo e autoral. Na Educação Infantil ele acontece durante diversas etapas de projetos de Literatura, no Faz de Conta e nas dramatizações de histórias. A Literatura é mais um grande pilar da Trilhas na formação de leitores(as) para a vida! Todos os dias temos nosso “momento sagrado” da leitura. Os(as) alunos(as) sentam-se em roda no tapete e escutam a leitura de um livro, uma contação feita pelo(a) professor(a) ou leem de forma autônoma, individualmente ou juntos. 

 

Acreditamos que a prática diária cria uma relação íntima com os livros, com seus inusitados personagens e seus enredos espetaculares que nos transportam para tantas dimensões e mundos (im)possíveis e imagináveis. Educação pela indagação, pelas experiências. Para fazer sentido.

Material Autoral

Na Escola Trilhas temos um Núcleo de Estudos e Produção de Materiais responsável pela elaboração dos materiais autorais. São materiais didáticos em consonância com nossa proposta pedagógica, nosso contexto e com nosso modo de pensar. O núcleo criado pela escola para essa elaboração acontece em diálogo com os(as) professores(as) para que fique bem afinado à sala de aula, diferentemente do livro didático produzido para todo o país, produto mais genérico, impessoal.

Nossos materiais autorais mobilizam aprendizagens de um jeito vivo e contextualizado, porque estão intimamente conectados com os projetos já trabalhados pelas turmas. Desse modo, torna-se possível aprofundar os temas e dar o tempo necessário para que os(as) alunos(as) possam viver experiências na escola e não somente preencher páginas e páginas.

Cada material autoral acompanha uma sequência didática ou um projeto do qual ele faz parte, com suporte de diferentes linguagens e propostas que envolvem jogos, dinâmicas, aulas de campo, criação de livros, cartazes, vídeos, áudios, apresentações teatrais, musicais etc. É um material que nasce afinado ao trabalho da escola, aos projetos das turmas e é frequentemente revisto e avaliado pelos(as) professores(as), muitos dos quais ajudaram a produzi-lo ao longo desses anos.

Além disso, o processo de sua elaboração contou com o olhar acurado de especialistas em diversas áreas, como o professor Dr. Franklin Galvão, que acompanhou de perto o material de Geografia, e o professor Walfrido S. Oliveira, que supervisionou o material de História. Boa parte das ilustrações é composta por desenhos das crianças da Trilhas, o que enriquece-o imensamente e cria uma identificação imediata com os(as) alunos(as), que se veem nele. Finalmente, o material é enviado para designers parceiros da escola, que dão um toque especial às páginas, às palavras, às imagens e ajudam a criar um maior desejo por adentrá-las.

Sobre os nossos materiais autorais, confira mais no vídeo abaixo:

Linha Pedagógica

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, os(as) alunos(as) da nossa escola aprendem por meio da interação, da troca, da brincadeira, da pesquisa, do trabalho em grupo, da construção coletiva e criativa, vivendo a pluralidade e as diferenças. Se colocarmos um “rótulo” nessa perspectiva teórico-metodológica que nos inspira, podemos chamá-la de Sociointeracionista ou, ainda, Socioconstrutivista, mas é claro que não se trata de uma “receita de bolo”: há muitas formas de se viver, na prática, uma linha teórico-metodológica dentro de qualquer espaço escolar. Nos identificamos com essa forma de entender o processo ensino-aprendizagem porque acreditamos que ele, de fato, nasce de um encontro: alunos(as) com professores e professoras e outros(as) adultos(as) educadores(as), estudantes com estudantes e consigo próprios. E nesse encontro vale, e muito: aprender a conviver, a brincar, a dialogar, aprender a aprender, aprender a pensar, a perguntar, a se posicionar, a acolher o pensamento do outro, a se acolher, a mudar de ideia, a pensar junto, a aceitar os erros como parte natural do processo, a abrir-se para os riscos inerentes aos caminhos, aprender a ser! E nunca podemos nos esquecer que o mais importante a se fazer na escola é viver experiências que, de fato, façam sentido. Sim, porque são justamente elas que irão regar abundantemente o desejo de aprender.

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