Campanha Nacional de Multivacinação começa no próximo sábado

Entre os dias 18 e 24 de agosto será realizada a campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos. No Brasil, cerca de 14 milhões de crianças devem ser imunizadas.

As vacinas estarão disponíveis apenas nas unidades básicas de saúde municipais, que definirão o horário de atendimento. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, lembra que os pais devem levar o Cartão de Saúde da Criança. “Somente com análise dos registros feitos no cartão é que o vacinador poderá identificar quais vacinas estão atrasadas”, explica.

Durante a campanha serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança. A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil irão tomar a primeira dose da vacina poliomielite inativada, de forma injetável, aos dois meses e a segunda aos quatro meses. A terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos quinze meses) continuam sendo ministrados com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

A vacina pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente – que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) – e a vacina contra a hepatite B.

FONTE: Sesa.pr

Related posts

Matrículas para 2022

DATA DE ABERTURA DO PROCESSO DE REMATRÍCULA PARA 2022 No dia 16 de agosto abrimos o processo de rematrícula de 2022 para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. DATA DE ABERTURA DO PROCESSO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS NOVOS PARA 2022 A partir do dia 30/8 abriremos o processo de matrícula para novos alunos

Leia Mais

22 de agosto é Dia do Folclore!

O Dia do Folclore é uma data importante do nosso calendário escolar. É quando reforçamos ainda mais as histórias das principais personagens das lendas brasileiras, e investimos em invenções, adaptações e dramatizações. “É algo absolutamente deslumbrante para as crianças”, afirma Cintia Katzwinkel, Diretora Pedagógica. * Ouça um papo sobre folclore com Guilherme Romanelli. Especialista em

Leia Mais

Dia dos Pais

Tributo a um pai gigante Como se mede a estatura de um pai? Com uma régua de dois metros? Meu pai media alguns centímetros, talvez quatro ou cinco, além de um metro e meio, mas tenho certeza de que era um gigante que se debruçava à noite, em minha cama, para ajeitar o cobertor e

Leia Mais