X Simpósio Criança, Mídia e Consumo!

X Simpósio Criança, Mídia e Consumo!

 

trilhas simpósio 2014 banner site pré

“Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou umas das características culturais mais marcantes da sociedade atual. As crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compra de uma família (TNS/InterScience, outubro de 2003). Carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança, salvo decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza que têm pouca influência dos pequenos.

No Brasil, a publicidade na TV é a principal ferramenta do mercado para a persuasão do público infantil, que cada vez mais cedo é chamado a participar do universo adulto quando é diretamente exposto às complexidades das relações de consumo sem que esteja efetivamente preparado para isso.

As crianças são um alvo importante, não apenas porque escolhem o que seus pais compram e são tratadas como consumidores mirins, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto.

Nada, no meio publicitário, é deliberado sem um estudo detalhado. As crianças, ainda em pleno desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.”

                                                        Maria José Delgado Fagundes em entrevista para o Instituto Alana.

Foi na tentativa de nadar contra esta corrente que a Trilhas abraçou com força a ideia de mobilizar a todos num movimento pela educação para o consumo consciente.

Acreditando que nunca é cedo para ficarmos atentos e descobrirmos a diferença entre aquilo que de fato precisamos e aquilo que, por influência e pressão social, transformamos em um desejo descartável, logo substituído por outro assim que realizado, nasceu e ganhou vida em 2005 o primeiro “Simpósio Criança, Mídia e Consumo” da Trilhas.

Chegamos à X edição do Simpósio – Criança, Mídia e Consumo, que acontecerá no dia 25/10, das 10h às 15h na Trilhas e será aberto ao público.

Após muitas discussões, abordando diferentes aspectos do consumo, cada turma debruçou-se sobre um dos aspectos da mídia e do consumo e neste dia apresentará aos visitantes os resultados de suas pesquisas.

Esse projeto envolve toda a equipe de educadores e conta com a participação entusiasmada dos nossos alunos, do Infantil ao Ensino Fundamental.

 

Confira a programação do Evento! 

 

trilhas simpósio 2014 flyer programação

Confira o Jornas da Trilhas Ed. 1!

 

 

Simpósio Infantil IV Escola Trilhas 2013

 

SEXTA VERDE NA TRILHAS

Aqui na Trilhas temos uma campanha ambiental que se chama “Sexta Verde”, inspirada na mundialmente

SEXTA VERDE NA TRILHAS

🍃 Vamos de receitinha vegana para nossa sexta verde? Empadão de palmito, feito aqui na

plugins premium WordPress