Durante a metade do mês de setembro, Curitiba é ocupada pela 8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças.
Na programação, toda gratuita, entre os dias 14 e 22 de setembro, diferentes espaços culturais da cidade recebem teatro, artes visuais, dança, música e literatura.
São mais de 20 apresentações produzidas por artistas locais e de outras cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), e países da Europa como Alemanha e República Tcheca.
A abertura está marcada para o dia 14 de setembro, às 16 horas, no Sesc da Esquina. O espetáculo Napoleão, do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, traz de forma inspiradora a história de um menino tímido e aventureiro, falando da infância contemporânea e os desafios relativos à educação na atualidade.
O ponto de partida para a curadoria deste ano é a inclusão, que vai além da acessibilidade física, e “sim diminuir a exclusão, como levar a arte para cada vez mais pessoas, investigar formas de ampliar o nosso acesso às crianças, de editar a nossa conduta”. A Mostra tem gratuidade em todas as atividades, mas além deste acesso, o público terá contato com outras possibilidades para ampliar o olhar para maior aproximação das crianças.
A edição de 2024 prevê uma série de ações que buscam o desenvolvimento da cena cultural e a participação das crianças, do público geral, artistas e educadores nas atividades propostas em oficinas, workshops e rodas de conversa, que acontecem paralelamente aos espetáculos. Além disso, há o lançamento do “AntiManual de Acessibilidade Cultural”, fruto de um projeto educativo, desenvolvido por Cíntia Alves, da plataforma Vozes Diversas, de São Paulo, e realizado pela Pró Cult. O lançamento acontece no dia 21 de setembro, às 14 horas, na Caixa Cultural, também com entrada franca.
Entre os espaços onde o público vai encontrar a programação estão: Caixa Cultural, Sesc da Esquina, Ruínas São Francisco, Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, APAE, Alfaiataria, Teatro Cleon Jacques, Teatro Londrina – Memorial de Curitiba, Miniauditório do Guaíra e Praça João Cândido. Outras ações também vão acontecer na Incanto, na Casa Prudente e Alfaiataria.
No encerramento, marcado para o dia 22 de setembro às 17 horas, uma celebração com um super show para crianças de todas as idades: a banda Rock Kids, que traz clássicos do rock como Beatles, ACDC, Ramones, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso.
PROGRAMAÇÃO
– Magote (Pró Cult / Curitiba – PR)
Exposição / Artes Visuais
Data: 14 a 22/09
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, 10h às 20h. Domingos e feriados, 10h às 19h.
Local: Caixa Cultural – Galeria Mezanino (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Indicação etária: a partir de 3 anos.
Sinopse: Magote significa reunião, concentração, aglomeração. Quando temos um grupo de pessoas juntas podemos falar “um magote de gente”. A exposição/instalação trata da coletividade e das possibilidades boas que o estar/fazer junto podem gerar, de valorização da diversidade. O conjunto de obras/brincadeiras são um estímulo direto à criatividade e ao senso lúdico das crianças.
– Abertura Oficial: Napoleão (Grupo Pavilhão da Magnólia / Fortaleza – CE)
Teatro
Data: 14/09
Horário: 16h
Local: SESC da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969 – Mercês)
Indicação etária: a partir de 6 anos.
Sinopse: Napoleão é um menino tímido e cheio de futuro. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. Ele é um herói escondido dentro de nós. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação.
– Banda Musical do Caximba (Curitiba – PR)
Música
Data: 15/09
Horário: 11h
Local: Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, S/N – São Francisco)
Indicação etária: Livre
Sinopse: Este é um espetáculo performático da Banda Musical do Caximba de Curitiba/PR, com mais de 40 pessoas em cena. A banda iniciou suas atividades em 2011, tendo como base a formação musical e a socialização dos estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, localizado no Bairro Caximba. Regida pelo Maestro Vitor Rodrigues, a banda comemora treze anos de atividade em 2024, representando o colégio, a comunidade e Curitiba em diversos eventos, concursos, desfiles e festivais. Já conquistou cerca de 240 prêmios em concursos de bandas e fanfarras.
– Agora é Minha Vez! (GPeTI / Curitiba – PR)
Teatro
Data: 15/09
Horário: Dia 15 às 15h
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde)
Indicação etária: 6 a 12 anos
Sinopse: Dois atores em cena se preparam para encenar o clássico “O Pequeno Príncipe”. No entanto, ao dar vida aos personagens, eles se deparam com desafios que vão além da interpretação. A partir da questão “Como transformar, de fato, uma conversa em diálogo?”, a peça aborda de forma lúdica e emocionante a importância da escuta e da conexão entre adultos e crianças.
– O Barquinho Amarelo (Eranos Círculo de Arte / Itajaí – SC)
Teatro
Data: 21/09
Horário: 11h
Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)
Indicação etária: A partir de 1 ano.
Sinopse: “O Barquinho Amarelo” faz uma ponte entre gerações, trazendo ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e lugares – o universo imaginativo! Utiliza rastreamento de movimento do elenco como motor para as projeções digitais interativas em uma proposição de teatro visual para a infância. Conta com dramaturgia original inspirada no livro homônimo de Iêda Dias da Silva.
– Abre Alas: Concerto à Doidivana (Casulo Teatro / Brasília – DF)
Teatro
Data: 21/09
Horário: 16h
Local: Teatro Londrina (Memorial de – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Indicação etária: a partir de 4 anos.
Sinopse: “Abre Alas: Concerto à Doidivana” é um espetáculo cômico musical, criado a partir das referências do circo-teatro, da musicalidade dos palhaços cantores e da compositora, pianista e maestra brasileira Chiquinha Gonzaga. A montagem é um trabalho de palhaçaria musical inédito, criado pelas artistas Karla Concá e Caísa Tibúrcio (Palhaça Ananica). Ananica conduz uma bicicleta antiga, modelo Penny Farthing, chamada Triluna, que se desdobra em instrumentos musicais. Juntas, elas planejam fazer um concerto a partir da musicalidade de Chiquinha Gonzaga.
– Dance Machines (Regina Rossi / Hamburgo – Alemanha)
Performance/Experiência Multimídia
Data: 22/09
Horário: 10h e 15h
Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)
Indicação etária: a partir de 11 anos.
Sinopse: DANCE MACHINES é uma experiência multimídia na qual os mundos analógico e virtual se intercambiam e colaboram. É uma performance, uma imersão e uma experiência de RV. Utilizando óculos de RV e fones de ouvido, os participantes, a partir de 11 anos de idade, podem experimentar como serão as aulas de dança do futuro. Avatares galácticos e utópicos de duas bailarinas profissionais interagem com metade do público no mundo virtual, enquanto dois performers convidam a outra metade para mergulhar em um mundo de observações coreográfico-auditivas. A experiência visa borrar as fronteiras da produção de arte para adultos e crianças.
– O Lançador de Foguetes (De Pernas pro Ar / Canoas – RS)
Teatro
Data: 22/09
Horário: 11h
Local: Praça João Cândido (R. Kellers, 0 – São Francisco, Curitiba – PR, 80410-080)
Indicação etária: LIVRE
Sinopse: A peça é um espetáculo de rua, que, ao estilo de uma grande invenção, faz da própria construção uma invenção lúdica. É a história de um inventor que deseja criar uma máquina que ajude a humanidade. Os personagens se encontram para construir a máquina, mostrando o encantamento e a alegria que cada um deles possui e o vínculo que formam.
– PERFORMCZECH (República Tcheca) – Programação Complementar
Data: 14 a 19/09
O grupo virá subsidiado pelo PerformCzech para conhecer Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. A agenda em Curitiba inclui assistir a espetáculos locais, conhecer festivais, espaços culturais e pontos turísticos, e realizar reuniões com instituições públicas.
Sobre a PerformCzech:
É uma equipe de curadoria, especialistas e produção que fornece uma série de atividades relacionadas à internacionalização da cena tcheca contemporânea e se concentra em teatro, dança, circo contemporâneo e projetos multidisciplinares. Mantém um portal de informação para profissionais no campo das artes cênicas, que fornece informações sobre a cena contemporânea das artes cênicas tchecas e medeia informações, contatos e oportunidades de cooperação internacional. Inicia projetos, implementa atividades e é membro de redes, plataformas e organizações que conectam a cena contemporânea das artes cênicas tchecas com parceiros no exterior. Apoia o crescimento profissional e a internacionalização da cena contemporânea das artes cênicas tchecas.
Ações Formativas
1. Mediação
Data: 14 a 22/09 (Segunda a Domingo)
Horário: Aproximadamente 15 minutos antes do início de cada atração
Local: Diversos locais dos espetáculos da Mostra Espetacular
Público-alvo: Público espectador das atrações artísticas da Mostra Espetacular
Carga Horária: Aproximadamente 15 minutos antes do início de cada atração
Quantidade de Vagas: De acordo com a capacidade do espaço
Descrição: O projeto de mediação da Mostra Internacional de Artes para Crianças busca intensificar a experiência do espectador com as obras da programação e contribuir para a formação de plateia. A mediação atua em duas dimensões: o “tocar” (interação com materiais) e o “ser tocado” (impacto emocional causado pela obra). Envolve conversas sobre etiqueta no teatro, profissões envolvidas na criação teatral e o tema do espetáculo, preparando crianças e adultos para uma experiência artística mais profunda.
2. ASSITEJ Internacional Sessions / Internacionalize a Sua Prática (Artes Cênicas)
Data: 16/09 (Segunda)
Horário: 18h30
Local: Caixa Cultural
Inscrições: Pelo Sympla
Público-alvo: Artistas (profissionais e amadores), produtores, estudantes de artes cênicas e demais interessados
Carga Horária: Aproximadamente 90 minutos
Quantidade de Vagas: De acordo com a capacidade do local
Descrição: Encontro com Michele Menezes (FIBRA – Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens / Brasil) e Martina Pecková Černá (PerformCzech / República Tcheca), com moderação de Bebe de Soares (ASSITEJ Internacional / Brasil-Alemanha). O encontro aborda a importância da criação de redes para colaborações internacionais, com palestras e mesas redondas sobre estratégias e desafios na abordagem das digressões internacionais.
3. Workshop para Bailarinos com Nikola Krizkova
Data: 17/09 (Terça)
Horário: 18h30
Local: Caixa Cultural
Inscrições: Abrem uma semana antes no site da Caixa Cultural Curitiba
Público-alvo: Profissionais da dança
Carga Horária: Aproximadamente 2 horas
Quantidade de Vagas: 20
Descrição: O workshop foca na construção e enriquecimento da qualidade de movimento, explorando o relacionamento entre corpo e espaço. A atividade envolve brincar com ritmo, equilíbrio, gravidade e dinâmicas para encontrar novas possibilidades de movimento.
4. “Dança e Física” (Dance and Physics) Workshop com Barbora Látalová
Data: 17/09 (Terça)
Horário: 19h
Local: Incanto (Dirigida a alunos atendidos pelo projeto social)
Público-alvo: Crianças e adolescentes, a partir de 6 anos
Carga Horária: Aproximadamente 2 horas
Quantidade de Vagas: 20
Orientação para o Público: Usar roupas confortáveis para explorar movimentos físicos
Descrição: Workshop que mistura dança, movimento coreográfico e física, usando as leis físicas como inspiração para o movimento e introduzindo elementos básicos de dança como dinâmica, forma, tempo e espaço.
5. Oficina de Musicalização para Bebês
Data: 18/09 (Quarta)
Horário: 10h
Local: Casa Prudente
Inscrições: Pelo Sympla
Público-alvo: Famílias com crianças de 01 a 03 anos
Carga Horária: 1h
Quantidade de Vagas: 12
Descrição: Oficina que explora conceitos da linguagem musical através do corpo e atividades lúdicas. A prática é voltada para famílias com crianças pequenas, apresentando canções e cantigas para cultivar e explorar a musicalidade na vida com os pequenos.
6. ASSITEJ Internacional Sessions / Internacionalize a Sua Prática
Data: 18/09 (Quarta)
Horário: 15h
Local: Caixa Cultural
Inscrições: Abrem uma semana antes no site da Caixa Cultural Curitiba
Público-alvo: Artistas (profissionais e amadores), produtores, estudantes de artes cênicas e demais interessados
Carga Horária: Aproximadamente 90 minutos
Quantidade de Vagas: De acordo com a quantidade de cadeiras disponíveis
Descrição: Encontro com Aneta Hladovcová (Nová Síť e SPARSE+ Project / República Tcheca), Ana Hupfer (FLIMO – Festa Literária de Morretes / Morretes – Brasil) e Luis Melo (Campo das Artes / São Luis do Purunã – Brasil), com mediação de Bebe de Soares (ASSITEJ Internacional, Amazonas Network e SPARSE+ Project / Brasil-Alemanha). O tema é a “difusão artística sustentável para pequenas cidades”, abordando como criar uma oferta cultural que chegue a crianças e famílias em municípios menores.
7. “Leve a Canção para Brincar” Formação para Professores
Data: 19/09 (Quinta)
Horário: 18h30
Local: Caixa Cultural
Inscrições: Abrem uma semana antes no site da Caixa Cultural Curitiba
Público-alvo: Educadores e educadores das redes pública e particular de ensino
Carga Horária: 2 horas
Quantidade de Vagas: 50
Descrição: Oficina para professores que amplia o repertório musical, explorando a cultura popular e promovendo uma vivência que resgata a criança interior e suas linguagens através de jogos e cantos.
8. Um Encontro de Dramaturgias Amarelas com Karen Acioly, Leandro Maman e Sandra Coelho
Data: 20/09 (Sexta)
Horário: 18h30
Local: Caixa Cultural
Inscrições: Abrem uma semana antes no site da Caixa Cultural Curitiba
Público-alvo: Profissionais, artistas amadores e estudantes de teatro, autores, dramaturgos, roteiristas, escritores e demais interessados
Carga Horária: Aproximadamente 90 minutos
Quantidade de Vagas: De acordo com a quantidade de cadeiras disponíveis
Descrição: Encontro com Karen Acioly (doutora e diretora do FIL Festival), Leandro Maman e Sandra Coelho (criados do Eranos Círculo de Arte). O encontro aborda a dramaturgia para crianças e adolescentes, discutindo poéticas e metáforas.
9. Oficina Brincando com Teatro de Sombras
Data: 21/09 (Sábado)
Horário: 9h30
Local: Centro de Criatividade / Teatro Cleon Jacques
Inscrições: No local, 30 minutos antes, por ordem de chegada (sujeito à lotação)
Público-alvo: Crianças entre 6 e 12 anos
Carga Horária: 90 minutos
Quantidade de Vagas: 20
Descrição: Oficina prática de teatro de luz e sombras, utilizando recursos sustentáveis e envolvimento com projeção de objetos, expressão corporal e bonecos de sombras. A atividade inclui manufatura de luz com recursos caseiros e criação de cenas curtas e jogos dramáticos.
10. (Vivência) Lançamento da Publicação: AntiManual Prático de Acessibilidade Cultural – Cintia Alves (SP)
Data: 21/09 (Sábado)
Horário: 14h
Local: Caixa Cultural
Entrada: Livre (sujeito à lotação)
Público-alvo: Artistas, gestores culturais e sociais, educadores, participantes dos encontros, interessados em acessibilidade
Carga Horária: Aproximadamente 90 minutos
Descrição: Lançamento do AntiManual Prático de Acessibilidade Cultural, uma publicação colaborativa que serve como guia para a compreensão da fruição de bens culturais por e para corpos não normativos. O projeto visa uma abordagem ampliada da acessibilidade, considerando diferentes identidades sensoriais e sociais.
11. (Encontro) Redes de Cooperação no Teatro para as Infâncias
Data: 21/09 (Sábado)
Horário: 18h30
Local: Alfaiataria
Entrada: Livre (o espaço abre 1 hora antes / sujeito à lotação)
Público-alvo: Artistas amadores e estudantes de teatro, autores, dramaturgos, atores, atrizes, contadores de histórias, escritores, produtores, outros profissionais da cena e demais interessados
Carga Horária: Aproximadamente 90 minutos
Quantidade de Vagas: De acordo com a quantidade de cadeiras disponíveis
Descrição: Encontro com Cíntia Alves (SP), Karen Acioly (RJ), Letícia Guimarães (PR), Luciana Comin (BA), Marconi Arap (BA) e Michele Menezes (PR) sobre a importância das redes de cooperação e colaboração entre grupos de teatro, com foco no diálogo entre as redes de trabalho da ASSITEJ e do CBTIJ.